Tendinite no cotovelo

PUBLICIDADE

Tendinite no cotovelo é uma inflamação que ocorre nos tendões do cotovelo, que provoca dor ao realizar movimentos com o braço e uma hipersensibilidade a toques na região do cotovelo.

A tendinite no cotovelo é causada por tensões ou excesso de movimentos realizados com os músculos ou ligamentos do cotovelo.

Esse tipo de tendinite é comum em atletas de esportes com raquetes, principalmente quando fazem uso de técnicas inadequadas. Outra causa é o uso em excesso dos músculos do cotovelo em trabalhos repetitivos, como na indústria ou digitação.

PUBLICIDADE

Sintomas da Tendinite do Cotovelo

São sintomas de tendinite no cotovelo:

  • Dor na região do cotovelo;
  • Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado;
  • Hipersensibilidade a toques;
  • Sensação de formigamento;
  • Sensação de queimação;
  • Pode ocorrer edemas;

O diagnóstico da tendinite do cotovelo é feito através da análise clínica dos sintomas e de exames complementares, como a radiografia. Os exames possibilitam a detecção de inflamações ou alterações nos ligamentos ou músculos, que caracterizam a tendinite.

Tratamento para Tendinite no Cotovelo

O tratamento para tendinite no cotovelo é feito através da combinação de medicamentos e fisioterapia. Os medicamentos utilizados são anti-inflamatórios e relaxantes musculares, que controlam a inflamação e amenizam os sintomas.

As compressas diárias de gelo são importantes aliadas nesse tratamento. Em alguns casos, pode ser necessária a imobilização do cotovelo.

Durante o tratamento é preciso diminuir o ritmo de atividades físicas e, para fortalecer os músculos e ligamentos, são recomendadas algumas sessões de fisioterapia.

Veja como a alimentação e fisioterapia se complementam no tratamento da tendinite:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE