Tempo de Protombina

publicidade

Tempo de protrombina é um exame feito em laboratório usado para registrar a tendência de coagulação sanguínea, ele serve para medir o tempo necessário que o sangue precisa para se coagular e parar o sangramento.

Este exame é indicado para monitorar o tratamento de indivíduos que fazem uso de anticoagulantes, como aspirina por exemplo, e para ser considerado normal, o exame deve registrar de 11 à 15 segundos, sendo valores maiores que 30 considerados críticos.

Quanto maior for o Tempo de Protrombina, menor é a quantidade dessa proteína no sangue e isso indica que existe provavelmente uma deficiência de vitamina K, problemas de fígado ou anticoagulante circulante o que pode provocar hemorragias difíceis de controlar.

Este exame é feito através da adição de cálcio e tromboplastina ao sangue coletado, para dar início ao processo de coagulação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 09/06/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.