Tempo de Protrombina

publicidade

O tempo de protrombina é um exame de sangue que avalia a capacidade do sangue para coagular, isto é o tempo necessário para estancar uma hemorragia, por exemplo.

Assim, o exame de tempo de protrombina é utilizado sempre que surgem sangramentos ou hematomas frequentes para tentar encontrar a causa do problema, assim como quando há suspeitas de problemas no fígado.

Além disso, o tempo de protrombina também é usado rotineiramente por pacientes que tomam anticoagulantes orais, como Varfarina ou Aspirina, para avaliar o efeito dos remédios, permitindo adequar as doses dos medicamentos utilizados, sendo chamado, nestes casos, de INR.

Valor de referência do tempo de protrombina

O valor de referência do tempo de protrombina deve variar entre 11 e 13,5 segundos. Já no caso do INR, o valor de referência para um pessoa saudável deve variar entre 0,8 e 1.

Porém no caso de um paciente que faz anticoagulantes orais o valor deve estar entre 2 e 4, dependendo da doença que levou à necessidade de fazer tratamento com anticoagulantes.

Tempo de protrombina alto

O tempo de protrombina aumentado indica que existe algum problema que está dificultando a coagulação do sangue, sendo que os mais comuns são:

  • Alteração da flora intestinal;
  • Alimentação pouco equilibrada;
  • Ingestão excessiva de antibióticos;
  • Dose excessiva de anticoagulante oral;
  • Doenças no fígado;
  • Doenças de coagulação do sangue, como hemofilia.

Porém, quando o tempo de protrombina é baixo, normalmente, o paciente faz tratamento com anticoagulantes orais e, por isso, é recomendado consultar o médico que receitou o medicamento para diminuir a dose do tratamento.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade