10 remédios naturais para dar energia e disposição (e como preparar)

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

Algumas opções de remédios naturais para dar energia e disposição são o suco de guaraná, abacaxi e mamão, a vitamina de banana e nozes ou o suco de abacaxi e salsinha, pois são ricos em vitamina C e E, arginina, coenzima Q10 ou ferro, que ajudam a melhorar a fraqueza e o cansaço físico e mental.

Além disso, também existem opções de chás, como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de ashwagandha, que possuem substâncias com com ação antioxidante e vasodilatadora, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro e nos músculos, ajudando a aumentar os níveis de energia e da força muscular e a reduzir o cansaço.

No entanto, como a falta de energia é muitas vezes sintoma de estados depressivos, excesso de estresse, infeções ou má alimentação, caso não se melhore com o uso destes remédios é aconselhado consultar um clínico geral, para identificar se existe algum problema que precise ser tratado.

Imagem ilustrativa número 1

9 remédios naturais para dar energia e disposição

Algumas opções de remédios naturais para dar energia e disposição e combater a fraqueza são:

1. Suco de guaraná, abacaxi e mamão

O guaraná natural é um ótimo remédio para falta de energia, pois atua como estimulante e faz com que se tenha mais disposição para as tarefas do dia a dia.

Ingredientes

  • 1 fatia de abacaxi;
  • 2 fatias de mamão;
  • 2 colher cheia de xarope de guaraná natural;
  • 2 xícaras de água de coco.

Modo de preparo

Colocar no liquidificador as fatias de abacaxi e mamão, juntar o xarope de guaraná e a água de coco. Bater bem e beber esse suco 2 vezes ao dia. Este suco não deve ser consumido exageradamente para não provocar insônia.

2. Chá de malva

A malva é uma planta medicinal com diversos nutrientes que ajudam a aliviar as dores e sensação de fraqueza corporal e, por isso, o seu chá pode ser usado para tratar a falta de energia.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de malva;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Juntar numa panela a folhas de malva com 1 litro de água e deixar ferver. Tampar, deixar esfriar e tomar o chá a cada 6 horas.

3. Chá de couve e espinafre

O suco de couve e espinafre é um ótimo remédio caseiro para falta de energia física e mental pois é rico em proteínas e vitaminas que ajudam a recuperar os músculos, aliviam as dores e estimulam o cérebro.

Ingredientes

  • 2 folhas de couve picadas;
  • Um punhado de folhas de espinafre;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • Água fervente.

Modo de preparo

Juntar a couve picada com uma xícara de água fervente em um recipiente e, depois, colocar as folhas de espinafre em outro recipiente com outra xícara de água fervente. Deixar as duas misturas repousar por 5 a 10 minutos tampadas. Depois, deve-se coar e misturar os dois tipos de chá, juntando por fim 2 colheres de mel.

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia, até se notar melhora do cansaço.

Leia também: Energético natural: 6 receitas deliciosas para treinar (e como preparar) tuasaude.com/energetico-natural

4. Chá de Ginkgo biloba

O chá de Ginkgo biloba é rico em flavonóides e ginkgolídeos, com ação antioxidante e vasodilatadora, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, reduzir a viscosidade sanguínea e diminuir os danos causados pelos radicais livres nos neurônios.

Desta forma, esse chá pode ajudar a melhorar o cansaço mental, aumentar a atenção, a concentração e a energia, melhorar o humor e aliviar a fadiga e exaustão.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de Ginkgo biloba;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver as folhas secas de Ginkgo biloba com a água durante 1 minuto. Deixar descansar por 5 minutos e beber morno de 3 a 4 xícaras por dia.

O chá de Ginkgo biloba não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com elevado risco de hemorragia ou com algum sangramento ativo.

Outra forma de consumir o Ginkgo biloba é utilizar o suplemento na forma de cápsulas que podem ser comprado em farmácias ou drogarias. Veja como tomar o suplemento de Ginkgo biloba.

5. Suco de abacaxi e salsinha

O suco de abacaxi e salsinha é uma boa opção de suco para fraqueza no corpo pois é rico em ferro e vitamina C, que ajuda a aliviar os sintomas de cansaço físico e mental e falta de energia causados pela anemia ferropriva.

Ingredientes

  • 3 rodelas de abacaxi;
  • 1/2 xícara de salsinha;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber assim que ficar pronto para evitar que a vitamina C seja oxidada e o suco perca suas propriedades. Confira outros sucos para combater o cansaço causado pela anemia.

6. Vitamina de banana e nozes

A vitamina de banana e nozes é uma boa fonte de carboidratos, arginina, polifenóis e ômega 3, que podem aumentar a energia do corpo e combater a fraqueza física e mental, por melhorar a capacidade circulatória e muscular.

Essa vitamina também é uma boa opção para se consumir antes de uma atividade física, ajudando a melhorar o rendimento físico e prevenindo cãibras.

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 1 colher (de sopa) de nozes;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes no liquidificador e bater. Em seguida beber a vitamina. Pode-se tomar essa vitamina de manhã ou antes de exercícios físicos, por exemplo.

Para aumentar a quantidade de arginina nessa vitamina, pode-se adicionar 1 castanha do pará aos ingredientes.

7. Chá de ashwagandha

O chá de ashwagandha, também conhecido como ginseng indiano, ajuda a aumentar os níveis de energia e a força muscular e a reduzir o cansaço físico, sendo uma boa opção de remédio caseiro para fraqueza ou cansaço físico.

Além disso, essa planta tem ação adaptogênica, que ajuda a regular o estresse, a ansiedade e a depressão, por diminuir a produção de cortisol que é um hormônio produzido em períodos de estresse, e agir no sistema sistema nervoso central da mesma forma que o neurotransmissor GABA, deixando a pessoa mais relaxada e menos estressada.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de pó de ashwagandha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar a ashwagandha em pó na xícara de água fervente e tampar por 10 a 15 minutos. Depois coar a mistura, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Outra forma de usar a ashwagandha é através do suplemento em cápsulas ou extrato fluido. Veja outras formas de usar a ashwagandha.

A ashwagandha não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago. Também deve ser evitada por pessoas com diabetes ou pressão alta.

Além disso, a ashwagandha deve ser usada com cautela por pessoas que tomam remédios para ansiedade ou depressão.

8. Suco de laranja, morango e amendoim

O suco de laranja, morango e amendoim possui pequenas quantidades de coenzima Q10 que ajudam a aumentar a energia e a disposição e a combater a fraqueza física e mental.

Além disso, esse suco contém magnésio, potássio, cálcio, flavonoides e vitaminas C e E, com ação antioxidante e anti-inflamatória, podendo também ajudar a aumentar o fluxo de sangue no cérebro e estimular a atividade dos neurotransmissores e melhorar a capacidade cognitiva.

Ingredientes

  • 2 laranjas;
  • 1 xícara (de chá) de morangos lavados e higienizados;
  • 1/2 xícara (de chá) de amendoim torrado.

Modo de preparo

Espremer as laranjas para retirar o suco. Em seguida adicionar o suco das laranjas, o amendoim e os morangos no liquidificador e bater. Beber logo em seguida.

Outra opção para aumentar o consumo de enzima Q10 e aumentar a energia e disposição, é através do suplemento em cápsulas. Saiba como tomar o suplemento de coenzima Q10.

9. Chá de ginseng

O chá de ginseng, preparado com a planta medicinal Panax ginseng, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando o transporte de oxigênio para as células, tendo uma ação energizante combatendo o cansaço físico e mental.

Além disso, por ter ginecosídeos, alcaloides e polifenóis, com ação antioxidante, o chá de ginseng ajuda a proteger os neurônios dos danos causados pelos radicais livres, melhorando o funcionamento cerebral, a memória e a concentração.

Ingredientes

  • 2 g ou 1 colher (de sopa) de ginseng em pó;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo

Adicionar o pó de ginseng na água e ferver. Em seguida, desligar o fogo, deixar repousar por cerca de 10 minutos, esperar amornar e beber. Este chá pode ser bebido de 3 a 4 vezes por dia.

A dose máxima de ginseng é de 5 g a 8 g por dia, desta forma, não deve-se ultrapassar a quantidade de 4 xícaras por dia, pois pode causar efeitos colaterais como agitação, irritabilidade, confusão mental e insônia.

O chá de ginseng não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos de idade, em caso de gravidez ou amamentação, por pessoas que estejam tomando remédios para depressão, contra diabetes, se tiver doença cardíaca ou asma.

10. Massagem com óleos estimulantes

Uma outra boa estratégia para se sentir com mais energia é apostar no uso de óleos essenciais, que podem ser usados para fazer massagem, hidratar a pele, ou podem ser usados na aromaterapia, por exemplo.

Ingredientes

  • 6 colheres (de sopa) de óleo de amêndoas;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de jojoba;
  • 25 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro e recuperar as energias, basta misturar todos os óleos em uma garrafa e agitar bem. Aplique o remédio caseiro no corpo inteiro com uma massagem suave. Repita esse procedimento pelo menos 2 vezes por semana.

Os óleos essenciais utilizados nesse remédio caseiro são estimulantes e ajudam a equilibrar o corpo e a mente cansados. As massagens com óleos essenciais trazem inúmeros benefícios a saúde, além de relaxarem os músculos tensos também estimulam a circulação sanguínea e linfática, deixando o indivíduo revigorado e motivado a fazer as suas atividades diárias.

Para usar como aromaterapia basta colocar inspirar profundamente essa mistura de óleos, parar a respiração durante 10 a 20 segundos, e depois respirar normalmente.

Veja outras opções naturais de remédios para a fraqueza e para o cansaço mental.

Quando ir ao médico

É importante consultar o clínico geral ou neurologista quando quando a sensação de falta de energia e de disposição são frequentes ou acompanhadas de outros sintomas, como:

  • Cansaço excessivo;
  • Sonolência ou insônia;
  • Dificuldade de concentração e atenção;
  • Problemas de memória;
  • Irritabilidade;
  • Alterações do apetite;
  • Dor no corpo ou dor de cabeça.

Desta forma, o médico pode solicitar exames para identificar a causa da falta de energia e de disposição, e se necessário, indicar o tratamento mais adequado.

Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender