Sons estimulantes para os bebês recém nascidos

publicidade

Alguns sons podem ser estimulantes para o bebê recém-nascido, pois são capazes de estimular a sua capacidade cerebral e cognitiva, facilitando a sua capacidade para aprender.

Desta forma, a utilização de sons estimulantes no dia a dia do bebê, durante o seu primeiro ano de vida, ajudam no desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, motoras, sensitivas, emocionais e intelectuais, sendo que quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, mais potencial ela terá para aprender.

Sons que estimulam o bebê recém-nascido

Alguns sons ou atividades musicais que estimulam o bebê recém nascido podem ser:

  • O som dos chocalhos;
  • Cantar uma música infantil fazendo vozes diferentes, mudando o tom, o ritmo e incluindo o nome do bebê;
  • Tocar vários instrumentos musicais ou, em alternativa, colocar música instrumental, variando o instrumento musical;
  • Colocar músicas com diferentes estilos musicais, por exemplo, em um dia colocar música clássica e outro dia colocar uma música pop ou de ninar.

Além disto, o som da máquina de lavar roupa ou do exaustor porque são parecidos com o som que o bebê ouvia dentro da barriga da mãe, podem acalmar o bebê, assim como, músicas calmas com melodias repetidas tocando suavemente próximo ao bebê, também fazem com que ele fique mais tranquilo e confiante.

Quando estimular o bebê

Estas atividades com sons estimulantes para os bebês devem ser realizadas o mais cedo possível, durante o primeiro ano de vida do bebê, e quando ele estiver bem acordado e desperto.

No início, o bebê pode não responder aos estímulos sonoros ou pode demorar algum tempo a responder, no entanto, no primeiro mês de vida, ele já deve ser capaz de reagir e reconhecer músicas que ouvia durante a gestação e a partir do terceiro mês, já deve reagir aos sons, virando a cabeça como se estivesse a tentar procurá-lo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade