Somatropina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Atualizado em agosto 2023

A somatropina é um remédio que contém o hormônio do crescimento humano, importante para o crescimento dos ossos e músculos, que age estimulando o crescimento esquelético, aumentando o tamanho e o número de células musculares e reduzindo a concentração de gordura no corpo.

Este medicamento pode ser encontrado em farmácias e drogarias com os nomes comerciais Genotropin, Biomatrop, Hormotrop, Humatrope, Norditropin, Saizen ou Somatrop, e é vendido somente com prescrição médica. 

A somatropina é um remédio de uso injetável e deve ser aplicada de acordo com as orientações do médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A somatropina é usada para tratar a deficiência de crescimento em crianças e adultos com falta de hormônio do crescimento natural. Isso inclui pessoas com baixa estatura devido à síndrome de Noonan, síndrome de Turner, síndrome de Prader-Willi ou baixa estatura ao nascer sem recuperação do crescimento.

Como usar

A somatropina deve ser usada com indicação de um médico e aplicada no músculo ou sob a pele, e a dose precisa ser sempre calculada pelo médico, de acordo com o peso corporal e de forma individualizada dependendo de cada caso. 

No caso da injeção subcutânea aplicada sob a pele, é importante mudar os locais de aplicação, para evitar ocorrência de reação no local da injeção como vermelhidão ou inchaço.

A somatropina pode ser encontrada na forma de caneta preenchida ou pó em frasco-ampola para ser diluído antes do uso, e só deve ser usado com após orientação do médico. 

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com somatropina são dor de cabeça, dor muscular, dor no local da injeção, fraqueza, rigidez das mãos ou pés ou retenção de líquidos.

Além disso, pode ocorrer aumento da resistência à insulina, ocasionando diabetes com aumento da glicose no sangue e presença de glicose na urina.

Quem não deve usar

A somatropina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com tumor maligno ou baixa estatura causada por tumor cerebral e por pessoas alérgicas à somatropina ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, em pessoas com diabetes tipo 2, hipotireoidismo não tratado ou psoríase, a somatropina deve ser usada com precaução, devendo ser muito bem avaliada pelo médico antes de usar.