Soluço

publicidade

O soluço é um reflexo involuntário que pode persistir por minutos, horas ou dias. Ele geralmente é inofensivo e pode ser causado por um estímulo qualquer no nervo vago e o seu tratamento sempre vai depender da sua causa.

Causas do soluço

As causas do soluço estão relacionadas com uma irritação no nervo vago, que nasce no cérebro e direciona-se para o estômago.

Mudanças súbitas de temperatura, dilatação do estômago repentina e consumo de bebidas alcoólicas são algumas das suas causas mais comuns. Mas eles também podem ser causados por motivos mais graves como traumatismo craniano, tumor cerebral ou algum comprometimento do sistema digestivo como pancreatite e esofagite, por exemplo.

Como curar o soluço

Para curar o soluço, pode-se beber um copo de água fria de uma só vez. Outras hipóteses são:

  • Prender a respiração pelo máximo de tempo que conseguir, voltando a respirar normalmente a seguir;
  • Pressionar a região central entre as clavículas com alguma pressão durante pelo menos 30 segundos, como mostra a imagem.

Todas estas medidas são capazes de estimular o nervo vago fazendo com que o soluço pare, mas em caso de soluços persistentes este tipo de tratamento provavelmente não será eficaz, sendo necessário recorrer ao médico para investigar sua causa e definir a melhor forma de tratamento.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 09/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.