Amarelão: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Atualizado em junho 2023

O amarelão é o nome popular dado à ancilostomose devido à cor amarelada da pele causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, que aderem ao intestino, provocando sangramento e anemia

As larvas infectantes dos parasitas responsáveis pelo amarelão podem ser encontradas no solo e, por isso, a principal forma de transmissão é por meio da penetração da pele, principalmente pelos pés, nádegas ou costas, podendo ser identificada pela presença de uma pequena ferida vermelha e coceira na pele. Veja mais sobre os sintomas de ancilostomose.

É importante que o amarelão seja identificado e tratado rapidamente pelo clínico geral ou infectologista para evitar complicações, principalmente pelo fato desses parasitas ficarem presos ao intestino e levarem ao aparecimento de sintomas mais graves.

Veja um resumo rápido sobre o amarelão, ou ancilostomíase, e outras doenças causadas por parasitas:

youtube image - Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!

Sintomas de amarelão

Os principais sintomas do amarelão são:

  • Palidez ou cor amarelada na pele;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Perda do apetite e emagrecimento;
  • Cansaço ou fraqueza generalizada;
  • Perda do fôlego sem esforços;
  • Tosse que pode conter sangue, em alguns casos;
  • Desejo de comer terra, chamado de geofagia, em alguns casos;
  • Fezes escuras e com mau cheiro devido a presença de sangue.

Na fase inicial da infecção, geralmente a pessoa não apresenta sintomas, no entanto, pode ter coceira e vermelhidão na pele, no local em que o parasita penetrou.

Quando atingem o intestino delgado, os parasitas permanecem aderidos e alimentam-se de sangue, além de também poder haver hemorragia local, por isso são verificados os sintomas de anemia por deficiência de ferro. Saiba identificar os sintomas de anemia.

Por isso, a partir do momento que sejam identificados sintomas de amarelão, é importante consultar o clínico geral ou infectologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, de forma a evitar complicações.

Amarelão no recém nascido

Apesar do nome, o amarelão no recém-nascido não possui relação com a infecção pelo Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, mas corresponde a uma outra situação, chamada icterícia neonatal, que é caracterizada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue devido à incapacidade do fígado de realizar o metabolismo dessa substância. Saiba mais sobre a icterícia neonatal.

Como é feito diagnóstico

O diagnóstico do amarelão é feito pelo clínico geral ou infectologista através da avaliação dos sintomas e de exames de sangue, como hemograma completo, pois é comum que as pessoas que possuem infecção por esse parasita apresentem aumento no número de eosinófilos.

Além do exame de sangue, é solicitado o exame parasitológico de fezes, que tem como objetivo identificar ovos do parasita nas fezes, sendo possível concluir o diagnóstico. Veja como é feito o exame de fezes.

Marque uma consulta com um infectologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Infectologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como acontece a transmissão

O amarelão é transmitido pela penetração das larvas do parasita que se encontram no solo ou na grama, através da pele dos pés, nádegas e costas, por exemplo.

Assim que penetra na pele, o parasita atinge os vasos linfáticos e sanguíneos, por onde são levados até o coração e pulmões, e em seguida aos intestinos, onde se tornam vermes e se fixam no intestino sugando o sangue do hospedeiro, levando ao surgimento dos sintomas. Entenda o ciclo de vida do Ancylostoma.

Apesar de ser menos comum, o amarelão também pode ser transmitido através da ingestão de alimentos contaminados com a larva do parasita, que penetra na mucosa da boca e invade a circulação até alcançar os intestinos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o amarelão deve ser feito de acordo com a orientação do clínico geral ou infectologista e normalmente envolve o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol, que devem ser usados mesmo que não existam mais sintomas aparentes. Conheça outros remédios para parasitas.

Além disso, como o amarelão normalmente leva à anemia, o médico pode indicar também a suplementação de ferro e proteínas, principalmente quando a infecção acontece em crianças ou mulheres grávidas. 

O amarelão é uma doença característica de países subdesenvolvidos em que as condições de saneamento e higiene são precárias. Assim, é importante andar sempre calçado, evitar mexer em terra e adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro. Também é importante não beber ou comer qualquer alimento impróprio para o consumo.

Saiba alguns remédios caseiros para combater este verme, neste vídeo:

youtube image - Sintomas e remédios para acabar com VERMES

Possíveis complicações

As principais complicações do amarelão são a anemia ferropriva, além da pneumonia eosinofílica, que pode ser causada na fase em que as larvas estão nos pulmões.

Além disso, o amarelão pode causar perda de proteínas e albumina, e resultar no desenvolvimento de anasarca, que é um inchaço generalizado em todo o corpo. Entenda o que é anasarca e como é feito o tratamento.

Vídeos relacionados