7 principais sintomas de reumatismo nos ossos

Atualizado em janeiro 2023

Os sintomas de reumatismo nos ossos estão relacionados com o inchaço e a dor provocados pela inflamação das articulações, que têm origem em doenças como osteoartrite, artrose, lúpus, fibromialgia, e artrite reumatoide, por exemplo. 

O reumatismo corresponde ao grupo de várias doenças que acometem músculos, ossos e articulações e que pode atingir qualquer pessoa, principalmente idosos e mulheres, apesar de também poder acontecer em pessoas mais jovens e em homens. Conheça mais sobre o reumatismo.

Na presença de sintomas indicativos de reumatismo, é recomendado que o reumatologista seja consultado para que seja identificada a causa dos sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado de acordo com a gravidade da doença.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de reumatismo são:

1. Dor nas articulações

O principal sintomas de reumatismo é a dor nas articulações, principalmente as das mãos e dos pés, marcando o início da doença.

2. Inchaço e vermelhidão das articulações

Em fases mais avançadas do reumatismo, é possível observar inflamação das articulações afetadas devido ao derrame articular, causando vermelhidão e aumento da temperatura no local afetado, causando limitação dos movimentos.

3. Rigidez matinal

O reumatismo pode causar rigidez matinal, ou seja, pelas manhãs ao acordar, o que pode durar cerca de 1 hora e melhorando ao longo do dia. No entanto, no dia seguinte, a rigidez volta a surgir, causando dificuldade para mover as articulações.

4. Inflamação dos tendões

No reumatismo é possível haver inflamação dos tendões, também chamada de tenossinovite, que causa sintomas como dor no local e sensação de fraqueza muscular.

Essa inflamação acontece geralmente nos tendões das articulações das mãos, pés ou punhos, que normalmente são mais ativadas durante as atividades do dia a dia.

5. Alterações nos dedos das mãos

O reumatismo pode afetar os dedos das mãos, causando uma deformidade em que os dedos ficam levemente flexionados, interferindo na sua mobilidade e limitando a realização das tarefas diárias, como escrever ou segurar objetos.

6. Alterações nos pés

O reumatismo pode também afetar os pés, causando uma deformidade em que os dedos dos pés ficam uns sobre os outros, interferindo na caminhada da pessoa, de forma que pode ser necessário o uso de muletas ou, em casos mais graves, cadeira de rodas para se locomover.

7. Alterações nos joelhos

O reumatismo pode também afetar os joelhos, causando derrame articular e levando ao aparecimento, em alguns casos, de um cisto atrás do joelho, conhecido como cisto de Baker, que pode causar dor quando se rompe, além de inflamação e dor na panturrilha.

Possíveis causas

O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto-imunes, como osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo. Veja quais são as principais causas de dor nos ossos.

Consequências do reumatismo

É importante que a causa da dor nos ossos e nas articulações seja identificada rapidamente, caso contrário poderá limitar bastante os movimentos e levar à deterioração completa da articulação, interferindo na qualidade de vida da pessoa.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico caso os sintomas persistam por mais de 6 meses, principalmente se houver vermelhidão, inchaço ou calor na região da dor. 

Para avaliar a causa das dores, o médico poderá pedir exames de sangue, raio-X ou ressonância magnética, por exemplo, para em seguida iniciar o tratamento adequado de acordo com a causa. Quando descoberto no início, é possível controlar bem os sintomas do reumatismo e ter uma vida normal. Conheça algumas opções caseiras de tratamento para o reumatismo nos ossos.

Além disso, é interessante que a pessoa faça fisioterapia com o objetivo de fortalecer as articulações e evitar a sua deterioração e fazer suplementação de cálcio para evitar a desmineralização óssea.