Saiba quais são os Sintomas de insolação

Os sintomas da insolação, que ocorre quando há um exposição exagerada a um ambiente muito quente e seco, como ficar horas sob o sol quente, por exemplo, incluem:

  • Febre, com temperatura corporal igual ou superior a 39ºC;
  • Pele muito avermelhada, quente e seca;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento dos batimentos do coração e respiração rápida;
  • Sede, boca seca e olhos secos, sem brilho;
  • Enjoos, vômitos e diarreia;
  • Alterações da consciência como não saber onde se está, quem é ou que dia é, por exemplo.
Saiba quais são os Sintomas de insolação

A insolação é grave, especialmente em idosos e crianças, pois nestas idades, o corpo tem mais dificuldade em lidar com as mudanças da temperatura, o que pode provocar desidratação e, em casos mais graves, convulsões e danos cerebrais irreversíveis que podem levar à morte. Além disso, a insolação pode mesmo causar problemas mais graves para a saúde como aumento das chances de ter queimaduras de 2º ou 3º ou convulsões. Saiba todos os perigos da insolação em Insolação pode causar queimaduras graves.

Sintomas de insolação infantil

Os sintomas de insolação infantil ou no bebê incluem o aumento da temperatura do corpo para valores iguais ou superiores a 40ºC, a pele muito vermelha, quente e seca, a presença de vômitos e sede, a boca ou língua secas, lábios rachados e choro sem lágrimas.

Tratamento para insolação

O tratamento para insolação é feito levando a vítima para um local arejado e com sombra, oferecendo água e sucos naturais em abundância para hidratar o corpo e colocando toalhas molhadas com água fria sobre todo o copo. Caso a vítima apresente vômitos intensos ou perca a consciência, deve-se chamar uma ambulância ou levá-la ao pronto-socorro. Veja mais dicas sobre o que fazer em casos de insolação.

Mais sobre este assunto: