Sintomas de infecção por Salmonella

publicidade

Os sintomas de infecção por salmonela podem variar de intensidade, mas, em geral, são:

  • Forte diarreia
  • Vômito
  • Enjoo
  • Febre alta

Estes sintomas podem surgir dentro de 6 horas, 4 dias após o consumo do alimento contaminado e, via de regra, permanecem por cerca de 5 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. Eles podem variar de intensidade, dependendo da quantidade de alimento contaminado ingerido ou da quantidade de bactéria ingerida.

Nos idosos, nas crianças pequenas e também nas gestantes, as consequências desta infecção podem ser mais graves. Isso se dá devido à desidratação, que pode levar à morte, se não for tratada adequadamente e no tempo correto.

Como se adquire uma infecção por Salmonella

Veja alguns exemplos de como se adquire uma infecção por Salmonella:

  • Alimentos mal cozidos e deixados em temperatura inadequada por várias horas (crescimento bacteriano mais rápido à temperatura de 37ºC)
  • Carnes, aves, frutos do mar, gema de ovo
  • Produtos lácteos
  • Hortaliças plantadas em locais adubados com fezes de ave

Os preparos mais manuseados são mais suscetíveis à contaminação bacteriana. Por isso, os maiores contaminadores dos alimentos são os manipuladores, ou seja, cozinheiros, auxiliares de cozinha ou qualquer pessoa que contacte o alimento e que não tenha as mãos limpas adequadamente.

Tratamento para infecção por Salmonella

O tratamento para a infecção por Salmonella é de suporte. Basta que o indivíduo faça uma alimentação leve, beba bastante água e descanse. Contudo, se a infecção for grave e a diarreia for muito forte ou durar muitos dias, pode ser necessário o internamento hospitalar para a re-hidratação com soro na veia.

Em casa, é recomendado tomar o soro caseiro sempre que evacuar fezes líquidas, na mesma proporção de líquido perdido, para evitar a desidratação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 28/06/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.