Sintomas de infecção por Salmonella

Os sintomas da infecção por Salmonella, também conhecida como salmonelose, normalmente são vômitos e diarreia fortes, e são causados pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, especialmente ovos crua ou carne mal cozida.

A infecção intestinal causada por esta bactéria é forte e perigosa, pois ela pode se espalhar rapidamente para outros órgãos, causando a febre tifoide, que pode levar à morte. Veja como tratar a febre tifoide.

Assim, é necessário estar atento aos sintomas causados por esta doença, que são:

  • Náuseas e vômitos por mais de 24 horas;
  • Diarreia intensa por mais de 3 dias;
  • Febre baixa e arrepios;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor de barriga;
  • Dor de cabeça.

Sintomas de infecção por Salmonella

Esses sintomas podem surgir até 3 dias após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 5 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. Eles também podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de alimento contaminado ingerido e o nível de contaminação do alimento.

Quando ir ao médico

Em geral, a intoxicação alimentar causada pela Salmonella não precisa de internação, mas se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, deve-se procurar o médico, pois é possível que a contaminação tenha sido pelas formas graves da doença.

Nestes casos, além de beber bastantes líquidos para manter a hidratação e controlar os sintomas da doença, o tratamento também inclui o uso de antibióticos.

É importante lembrar que crianças, mulheres grávidas e idosos são mais sensíveis à infecções intestinais, e devem ser levados ao médico logo que os sintomas forem identificados. Veja como prevenir a Salmonelose e quais as suas complicações.

Veja como aliviar os sintomas da infecção intestinal.

Mais sobre este assunto: