Sintomas de epilepsia

publicidade

Os principais sintomas de epilepsia são as contrações musculares involuntárias e as convulsões que podem levar o indivíduo a ficar se debatendo, que geralmente são causadas por alterações na condução de impulsos nervosos no cérebro.

Os sintomas de epilepsia podem ocorrer de dia ou durante o sono e em indivíduos de todas as idades, desde bebês até idosos, sendo que as causas da epilepsia podem ser pancadas na cabeça, tumores cerebrais ou doenças genéticas, por exemplo.

Sintomas de epilepsia generalizada

Na maioria dos casos a epilepsia provoca alterações em todo o cérebro, causando sintomas como:

  • Convulsões ritmadas;
  • Rigidez muscular, especialmente dos braços, pernas e tórax;
  • Movimentos involuntários do corpo.

Durante as crises de epilepsia o indivíduo pode cair ao chão, urinar ou morder a língua, uma vez que é comum a perda de consciência, que faz com que o indivíduo não se lembre do episódio.

Quando a crise de epilepsia dura mais de 5 minutos deve-se pedir ajuda médica, ligando para o 192, ou levar a vítima imediatamente para o hospital. Além disso, também é importante saber o que fazer na crise de epilepsia de forma a manter o indivíduo em segurança.

Sintomas de epilepsia parcial

Em algumas situações, a epilepsia pode afetar apenas uma pequena parte dos neurônios, causando sintomas que incluem alterações nos cheiros e sabores, formigamento nos braços ou pernas e ligeira rigidez muscular.

Sintomas de epilepsia benigna na infância

Outra forma comum de epilepsia são as crises de ausência, nas quais a criança fica apática sem qualquer tipo de reação, sendo sintoma frequente na epilepsia em crianças.

Tratamento para epilepsia

O tratamento para epilepsia deve ser orientado por um neurologista e, geralmente, é feito com a ingestão de remédios antiepilépticos, como Gabapentina, Carbamazepina ou Ácido Valproico, iniciados quando o paciente apresenta mais de 2 crises de epilepsia.

Durante o tratamento, os indivíduos com crises de epilepsia devem evitar situações que causem convulsões, tais como ficar muito tempo sem dormir, beber álcool em excesso ou estar em ambientes com muitos estímulos visuais, como é o caso das discotecas.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 13/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.