Sintomas de Diverticulite

publicidade

Os sintomas de diverticulite surgem quando ocorre inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas que se formam no intestino e incluem:

  • Dor abdominal, geralmente na parte inferior do lado esquerdo, que pode durar vários dias e que pode ser confundida com apendicite;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre, normalmente inferior a 39ºC;
  • Falta de apetite;
  • Aumento da sensibilidade no abdômen, principalmente no lado esquerdo;
  • Prisão de ventre ou diarreia.

Quando o indivíduo apresenta estes sintomas, deve ir ao pronto-socorro ou consultar um gastrenterologista para realizar exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia ou colonoscopia para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Como tratar a diverticulite

O tratamento para diverticulite deve ser orientado por um gastroenterologista e pode ser feito em casa com remédios antibióticos, por cerca de 10 dias, e a ingestão de remédios analgésicos para reduzir a dor abdominal.

Durante o tratamento para diverticulite é recomendado que o paciente mantenha o repouso e, inicialmente, durante 3 dias, faça uma dieta líquida, adicionando lentamente os alimentos sólidos. Depois de tratar a diverticulite, é importante fazer uma alimentação rica em fibras, orientada por um nutricionista, de forma a melhorar o funcionamento intestinal e evitar que os divertículos inflamem novamente.

Nos casos mais graves, em que os divertículos perfuram, podendo dar origem a complicações como peritonite ou infecção generalizada do organismo, pode ser utilizada a cirurgia para retirada da região afetada.

Saiba mais sobre o tratamento para diverticulite.

O que causa diverticulite

As causas da diverticulite ainda não são conhecidas, mas existem alguns fatores que aumentam o risco de um indivíduo desenvolver divertículos no intestino e, consequentemente, de estes inflamarem e darem origem a uma diverticulite, como:

  • Idade superior a 40 anos;
  • Alimentação rica em gordura e pobre em fibras;
  • Obesidade e sedentarismo.

Além disso, a ingestão de alguns remédios, como o Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo, pode aumentar a pressão do interior do intestino, aumentando o risco de diverticulite.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/08/2014 Última atualização da página: 13/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.