Sintomas de câncer infantil

publicidade

Os sintomas do câncer infantil dependem do lugar onde ele começa a se desenvolver e do grau da invasão dos órgãos que afeta. Um dos sintomas que leva os pais a suspeitar de que a criança está doente e o emagrecimento sem causa aparente quando acontece quando a criança se alimenta bem, mas continua emagrecendo. 

Algumas das principais características dos sintomas do câncer nas crianças são:

  • Febre sem causa aparente que dura mais de 8 dias;
  • Hematomas e sangramentos nasais e gengivais espontâneos;
  • Dor pelo corpo ou nos ossos que leva a criança se recusar a brincar e que a faz ficar deitada grande parte do tempo, e que a deixa a criança irritada com dificuldade de dormir e chega a tirar o apetite;
  • Ínguas  no câncer infantil geralmente são maiores que 3 cm, duras, de crescimento lento, indolores e não é justificada pela presença de infecção.
  • Pupila esbranquiçada quando exposta à luz pode ser sinal de tumor ocular. Geralmente se manifesta em crianças menores de 3 anos. Este tumor pode também se manifestar por “estrabismo” repentino.
  • Vômito e dor de cabeça por mais de duas semanas, principalmente pela manhã, algum sinal neurológico como alteração da marcha ou da visão, ou ainda, aumento da cabeça de forma anormal, em menores de 3 anos de idade podem sugerir tumor do sistema nervoso central.
  • Aumento do abdômen acompanhados  ou não de dor abdominal, vômitos e prisão de ventre ou diarreia.
  • Aumento do volume dos dois olhos ou de um só.
  • Sinais de puberdade precoce como aparecimento de pelos pubianos ou aumento dos órgãos genitais antes da puberdade.
  • Sangue na urina.

Quando os pais observam estas alterações na criança é recomendado levá-lo ao médico para que ele peça os exames necessários para chegar ao diagnóstico para poder começar o tratamento o mais rápido possível. Quanto mais rápido iniciar o tratamento, maiores serão as chances de cura.

O câncer infantil tem cura?

O câncer na criança e no adolescente tem cura na maioria dos casos, especialmente quando os pais conseguem identificar rapidamente os sintomas e levar ao pediatra para avaliação.

Os tumores infantis ou na adolescência, na maioria das vezes costumam crescer mais rapidamente quando comparado ao mesmo tumor nos adultos apesar de ser também mais invasivo, responde melhor ao tratamento, que quanto mais precocemente instituído melhor apresentando melhores chances de cura quando comparado aos adultos com câncer. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/09/2014 Última atualização da página: 20/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.