Saiba se é mesmo bicho geográfico

Baseado nos sintomas e na aparência da marca na pele é possível saber se é bicho geografico e o que fazer para aliviar o desconforto e matar a larva causadora da alteração. Por isso é importante observar se além da coceira intensa e da vermelhidão a pele tem um aspecto de um mapa por onde a larva já andou, de cor avermelhada.

Bicho geográfico é o nome de uma doença de pele causada pela penetração de um parasita na pele ao andar descalço e pisar em restos de fezes de animais contaminadas, o que acontece muito facilmente na praia.

Aparência do bicho geográfico na peleAparência do bicho geográfico na pele

Como eliminar o bicho geográfico

O tratamento para eliminar o bicho geográfico pode ser feito com o uso de medicamentos ou utilização de uma pomada antibiótica que deve ser passada no local diariamente. Este tratamento dura em média 7 dias, e deve ser feito até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam dias antes.

Uma das formas de evitar a contaminação com o bicho de pé é não andar descalço, em nenhum tipo de terreno, seja no asfalto, na grama ou na areia. No entanto, esta recomendação é mais difícil de seguir na praia e por isso é importante evitar as praias onde hajam animais domésticos como cachorros, porque não é possível saber somente pela aparência se o animal toma remédios de vermes regularmente ou não.

Saiba se é mesmo bicho geográfico

Os cães e gatos que tomam estes remédios, realizando a desparazitação regularmente, não possuem estas larvas em suas fezes e por isso não contaminam as pessoas. Assim, todas as pessoas que possuem animais em casa devem tratá-lo levando para o veterinário regularmente para tratar qualquer alteração.

Mais sobre este assunto: