Sintomas de Apendicite

O principal sintoma característico da apendicite aguda é uma dor abdominal intensa, localizada no lado direito inferior da barriga, perto do osso do quadril. A dor é muito forte e pode começar de forma difusa, sem localização específica e depois ficar mais perto do umbigo, irradiando para o lado direito do corpo.

Outros sintomas que também podem surgir são enjoos, vômitos e febre baixa, normalmente variando de 37,5ºC a 38ºC. Ao observar estes sintomas deve-se chamar uma ambulância ligando para o número 192 ou levar o indivíduo ao pronto-socorro o mais rápido possível para que o médico peça exames para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento imediatamente.

Local da dor da apendiciteLocal da dor da apendicite

Sintomas de apendicite crônica

Apesar da apendicite aguda ser o tipo mais comum, algumas pessoas podem desenvolver apendicite crônica, na qual surge uma dor abdominal generalizada e difusa, podendo ser um pouco mais intensa no lado direito e embaixo do abdômen. Esta dor pode durar vários meses ou anos, até que seja feito o diagnóstico correto.

Quando ir ao médico

O indivíduo deve ir imediatamente ao pronto-socorro se apresentar os sintomas da apendicite, especialmente se após algumas horas também surgirem:

  • Aumento da dor abdominal;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Calafrios e tremores;
  • Diarreia ou vômito com sangue.

Esses sintomas podem indicar que o apêndice se rompeu e que as fezes se espalharam pela região abdominal, podendo causar um infecção grave.

Tratamento para apendicite

O tratamento da apendicite aguda é a cirurgia para a retirada do apêndice e ela deve ser feita logo após o diagnóstico, para evitar maiores complicações.

No caso da apendicite crônica, o médico poderá receitar anti-inflamatórios e analgésicos por alguns dias e, depois do término do medicamento, observar novamente o indivíduo para ver se há necessidade de cirurgia.

Saiba mais sobre apendicite:

Mais sobre este assunto: