Sintomas da Labirintite

publicidade

Os sintomas iniciais da labirintite são tonturas, diminuição da audição e vertigens que podem piorar com o estresse, movimentos bruscos da cabeça, quando se está em lugares com muita gente, utilizando o computador no escuro ou durante a menstruação, por exemplo.

Porém, outros sintomas da labirintite podem incluir:

  • Sensação de pressão dentro do ouvido;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Líquido ou secreções saindo do ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoos e vômito;
  • Febre acima de 38º C.

Alguns pacientes apresentam apenas sintomas de labirintite leve, como ligeira perda de audição ou enjoos, enquanto outros podem sofrer de surdez completa e ter dificuldades em permanecer em pé devido a fortes tonturas, que são características da labirintite grave.

Geralmente, os sintomas de labirintite aguda são mais intensos nos primeiros 4 dias e diminuem ao longo de 3 semanas, até desaparecerem. No entanto, os sintomas podem voltar a aparecer ao longo de vários meses ou anos, caracterizando a labirintite crônica.

A labirintite é causada por uma infecção e inflamação do labirinto, que é uma estrutura frágil do interior do ouvido, provocada por vírus ou bactérias, após uma gripe, por exemplo.

Tratamento para labirintite

O tratamento para labirintite deve ser indicado por um otorrinolaringologista e, normalmente, pode ser feito em casa com repouso num local escuro e sem barulhos e ingestão de líquidos, como água, chá ou sucos, até melhora dos sintomas.

Além disso, o médico também pode receitar o uso de antibióticos, como Amoxicilina, ou antivirais, como o Aciclovir, que devem ser tomados até cerca de 10 dias para combater a infecção da labirintite aguda.

Nos casos de labirintite crônica, podem ser utilizados remédios para enjoo, como a Metoclopramida e remédios corticoesteroides, como a Prednisolona, para ajudar a reduzir o desconforto.

Saiba como fazer uma dieta para labirintite e descubra o que não pode comer.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 26/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.