Sintomas da Falta de Niacina

PUBLICIDADE

A niacina, também conhecida como vitamina B3, atua no organismo desempenhando funções como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca e melhorar o controle da diabetes.

Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes, peixes, leite, ovos e vegetais verdes, como couve e espinafre, e a sua deficiência pode causar os seguintes sintomas no corpo:

  • Má digestão;
  • Aparecimento de aftas na boca;
  • Cansaço frequente;
  • Vômitos;
  • Depressão;
  • Pelagra, uma doença de pele que provoca irritação na pele, diarreia e demência.
PUBLICIDADE

Sintomas da Falta de Niacina

No entanto, como o corpo consegue produzir a niacina, a sua deficiência é rara, ocorrendo principalmente em pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso, que não se alimentam adequadamente ou que têm câncer do tipo carcinoma. Veja a lista de alimentos ricos nesta vitamina.

Excesso de niacina

O excesso de niacina ocorre principalmente devido ao uso de suplementos com esse nutriente, podendo causar sintomas como ardor, formigamento, gases intestinais, tonturas, dor de cabeça e coceira e vermelhidão no rosto, nos braços e no peito. Esses sintomas pioram quando ocorre ingestão de álcool enquanto faz-se uso do suplemento vitamínico.

Uma dica para diminuir os efeitos colaterais dessa vitamina é iniciar a suplementação com pequenas doses para facilitar a adaptação do organismo.

O consumo excessivo de niacina também pode piorar doenças como diabetes, pressão baixa, gota, alergias, úlceras, problemas na vesícula, no fígado, no coração e nos rins. Além disso, pessoas que irão fazer cirurgias devem parar a suplementação com esta vitamina 2 semanas antes do procedimento cirúrgico, para evitar alterações na glicemia e facilitar a cicatrização.

Veja as funções desta vitamina no organismo em Pra que serve a Niacina.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE