Sintomas da Diabetes Gestacional

PUBLICIDADE

Os sinais e sintomas da diabetes gestacional podem ser muito leves e nem serem percebidos pela grávida, mas podem incluir:

  • Ganho excessivo de peso na grávida ou no bebê;
  • Aumento exagerado do apetite;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Visão turva;
  • Muita sede;
  • Infecções frequentes na bexiga, vagina ou pele.

O diagnóstico da diabetes gestacional pode ser feito com o exame de glicose, que deve ser realizado pelo menos 3 vezes na gravidez. O diagnóstico da diabetes gestacional é feito quando a glicose em jejum é superior a 110 mg/dl e superior a 140 mg/dl 2 horas após a ingestão de 75 g de dextrosol. Veja como se preparar para o exame em: Exame para diabetes gestacional.

Como tratar a diabetes gestacional

Normalmente o tratamento da diabetes gestacional é feito com o controle da alimentação e a prática regular de exercícios físicos, mas por vezes, o médico pode receitar hipoglicemiantes orais ou até mesmo a insulina, se for difícil manter a glicemia controlada.

Um bom exemplo do que se pode comer na diabetes gestacional é uma maçã acompanhada de um biscoito de água e sal ou do tipo maisena, pois esta combinação possui baixo índice glicêmico. No entanto, um nutricionista poderá indicar uma dieta adequada para diabetes gestacional. Mais informações sobre a alimentação no vídeo:

É importante manter a glicemia sob controle porque a diabetes gestacional traz riscos para a mãe e para o bebê, podendo influenciar até mesmo no parto. Veja como a diabetes gestacional interfere no parto em: Saiba quais são os riscos do parto na diabetes gestacional.

Veja como controlar a glicemia em:

PUBLICIDADE