6 sintomas de cistite e como confirmar

Atualizado em setembro 2023

Os principais sintomas de cistite são dor e ardor ao urinar, vontade frequente para urinar, urina muito escura e com cheiro intenso, dor no fundo da barriga e sensação de mal-estar geral, podendo acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

Na presença de sinais e sintomas de cistite, é importante que o urologista seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar a infecção e a identificar a bactéria responsável, sendo normalmente indicada a realização de exame de urina do tipo I e urocultura. Veja mais sobre a cistite.

Após a confirmação da cistite, o médico pode indicar a realização do tratamento mais adequado, que costuma envolver o uso de antibióticos. Assista o vídeo a seguir sobre como identificar os sintomas de cistite:

youtube image - Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

Sintomas de cistite

Os principais sintomas de cistite são:

  1. Vontade frequente para urinar, porém pouco volume de urina;
  2. Dor ou ardência ao urinar;
  3. Presença de sangue na urina;
  4. Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  5. Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  6. Mal-estar geral ou fraqueza.

Além disso, nos adultos, embora possa surgir febre, normalmente não é superior a 38º C, no entanto quando há febre alta ou dor nas costas, pode ser indicativo de que houve comprometimento dos rins.

Já nas crianças, a cistite pode ser muito difícil de identificar porque são muito vagos e a criança tem dificuldade em explicar o que sente. No entanto, alguns sinais que podem indicar este problema incluem fazer xixi na calça durante o dia, apresentar febre acima de 38º C, sentir-se muito cansada ou estar mais irritada, por exemplo.

Teste online de sintomas

Para avaliar o risco de infecção na bexiga, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Dor ou queimação ao urinar
  2. 2. Vontade frequente e repentina de urinar em pouca quantidade
  3. 3. Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga
  4. 4. Sensação de peso ou desconforto na região da bexiga
  5. 5. Urina turva, escura, cheiro forte ou com presença de sangue
  6. 6. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)

O teste de sintomas é uma ferramenta que serve apenas como complemento, não substituindo a consulta como médico.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico inicial da cistite deve ser feito por um urologista ou ginecologista, por meio da avaliação dos sintomas apresentados. Para concluir o diagnóstico, o médico pode ainda solicitar o exame de urina, também chamado de EAS, para que sejam analisadas as características da urina, bem como identificar se há sinais de infecção.

Além disso, o médico pode também indicar a realização do exame de urocultura para verificar a bactéria responsável pela infecção, podendo ser feito em seguida a urocultura para identificar o melhor antimicrobiano para o tratamento. Entenda como é feita a urocultura com antibiograma.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além dos exames de urina, o médico pode indicar a realização do ultrassom da bexiga para verificar se há sinais de inflamação na bexiga, além de avaliar o histórico familiar e individual para que possa ser indicado o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento para cistite.

Possíveis causas

Na maior parte dos casos, a cistite é provocada por um infecção bacteriana na bexiga, na maioria das vezes Escherichia coli, que está presente naturalmente no sistema urinário e digestivo, mas que pode atingir a bexiga e levar aos sinais e sintomas de cistite.

Além disso, a cistite pode surgir como consequência de situações que favorecem a proliferação dos microrganismos, como o uso de alguns medicamentos, menopausa, lesões causadas durante a relação sexual ou como consequência do uso de sonda vesical e uso frequente de sabonetes íntimos, pois provocam o desequilíbrio do pH da região genital, favorecendo a ocorrência de infecções.

Dependendo da causa, o tratamento deverá ser adaptado e, por isso, sempre que os sintomas surgem é recomendado consultar o médico para confirmar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. Veja mais sobre as causas de cistite.