Sintomas da Anemia Falciforme

publicidade

A anemia falciforme é um tipo de anemia hereditária, onde os glóbulos vermelhos não tem o formato arredondado como deveria e por isso não conseguem transportar oxigênio e nutrientes pelo corpo, gerando sintomas como:

Os principais sintomas da anemia falciforme são:

  • Dores nos ossos, músculos e articulações, porque o oxigênio não consegue chegar a estas estruturas;
  • Cansaço e Palidez, por causa da redução de oxigênio  e nutrientes no cérebro no resto do corpo;
  • Olhos e pele amarelados devido a ictericia característica desta doença.  Os glóbulos vermelhos "morrem" mais rapidamente e por isso o pigmento bilirrubina se acumula no organismo causando a cor amarelada na pele e olhos);
  • Inflamação dolorosa nos tendões e cartilagens dos punhos, tornozelos, dedos especialmente das crianças;
  • Retardo no crescimento e maturação sexual;
  • Má circulação que pode causar o aparecimento de feridas especialmente na perna.
  • Sequestro do sangue no baço, provoca palidez intensa, aumento do baço e desmaios. 

Hemácia na anemia falciforme

Sintoma de complicação da anemia falciforme

Um sintoma grave de complicação na anemia falciforme é a crise de sequestro esplênico. Na anemia falciforme essa crise de sequestro esplênico, que é grave e pode ser fatal e acontece quando os valores de hemoglobina descem (2g/dl ou mais, quando comparados aos valores normais do paciente)

Quando esse sintoma se manifesta o paciente pode desmaiar, porque o baço aumenta muito de tamanho por sequestrar repentinamente os glóbulos vermelhos, fazendo o paciente desmaiar devido do volume baixo de sangue no corpo (choque hipovolêmico). 

Tratamento da anemia falciforme

Esse sintoma, a crise de sequestro esplênico, é quando  uma quantidade grande de sangue vai para dentro do baço aumentando o seu tamanho  derivado da complicação da anemia falciforme pode ser fatal é mais frequente entre os 3 meses e os 5 anos de idade. 

A crise de sequestro esplênico deve ser tratada com transfusão imediata de glóbulos vermelhos e cirurgia em caso de hemorragia.

A consciência por parte dos pais sobre a anemia falciforme e seus sintomas melhora muito a qualidade de vida do paciente, pois os sintomas são rapidamente identificados e tratados.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 15/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.