Sintomas da Anemia Falciforme

publicidade

Os sinais e sintomas da anemia falciforme, que é um tipo de anemia hereditária em que os glóbulos vermelhos não têm o formato arredondado como deveriam e, por isso, não conseguem transportar oxigênio e nutrientes, geralmente aparecem após os 4 meses de idade do bebê e incluem:

  • Anemia, porque os glóbulos vermelhos, devido ao seu aspeto em forma de foice, "morrem" mais rapidamente, ocorrendo diminuição do transporte de oxigênio e nutrientes;
  • Cansaço e palidez por causa da redução de oxigênio e nutrientes no cérebro e no resto do corpo;
  • Dores nos ossos, músculos e articulações porque o oxigênio chega em menor quantidade;
  • Mãos e pés inchados, pois o sangue tem maior dificuldade em chegar às extremidades;
  • Infecções frequentes porque os glóbulos vermelhos podem danificar o baço, que ajuda a combater as infecções;
  • ​Retardo no crescimento e atraso da puberdade, pois os glóbulos vermelhos da anemia falciforme fornecem menos oxigênio e nutrientes para o corpo crescer e se desenvolver;
  • Olhos e pele amarelados devido ao fato dos glóbulos vermelhos "morrerem" mais rapidamente e, por isso, o pigmento bilirrubina se acumular no organismo causando a cor amarelada na pele e olhos.

O diagnóstico da anemia falciforme pode ser feito através do teste do pezinho, que é um exame realizado a todos os recém-nascidos a partir do 3º dia de vida, geralmente na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu, ou por prescrição médica, caso o bebê não o tenha feito. Saiba mais em: Teste do pezinho.

A anemia falciforme também pode ser diagnosticada antes do nascimento do bebê, através da amniocentese ou da biópsia do vilo corial, por exemplo.

Tratamento da anemia falciforme

O tratamento da anemia falciforme tem como objetivo evitar as crises de dor, aliviar os sintomas e prevenir complicações e geralmente envolve o uso de antibióticos como a Penicilina a partir dos 2 meses de idade, até aos 5 anos, para evitar infecções como a pneumonia, que pode ser fatal.

O pediatra também poderá prescrever remédios analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor durante uma crise, assim como, máscara de oxigênio para aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e facilitar a respiração da criança.

As transfusões de sangue também podem fazer parte do tratamento, para aumentar o número de glóbulos vermelhos na circulação, sendo que apenas o transplante de medula óssea oferece a única cura potencial para a anemia falciforme, porém pode ser difícil encontrar um doador.

Saiba mais sobre este tipo de anemia em: Anemia falciforme.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade