Sinovite transitória do quadril: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em agosto 2023

A sinovite transitória do quadril é a inflamação que afeta a membrana sinovial, um tecido que reveste a articulação do quadril, levando ao surgimento de sintomas como dor de um ou dos dois lados do quadril e, em alguns casos, dor na virilha, coxa ou joelho.

Essa condição é mais comum em crianças entre 3 a 10 anos, mas também pode afetar adultos, e geralmente é causada após uma infecção por vírus ou bactérias que podem chegar à circulação sanguínea e ir para a articulação do quadril. Assim, é comum que os sintomas se manifestem após um episódio de gripe, resfriado, sinusite ou infecção no ouvido, por exemplo.

A sinovite transitória do quadril geralmente melhora sozinha, sem necessidade de tratamento específico, no entanto, é importante consultar um pediatra ou um ortopedista para que sejam avaliados os sintomas e, em alguns casos, o médico pode indicar o tratamento com analgésicos ou anti-inflamatórios, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas 

A sinovite transitória ocorre na articulação do quadril, sendo que os principais sintomas são:

  • Dor dentro da articulação do quadril;
  • Dor na parte da frente do quadril;
  • Inchaço na região afetada do quadril;
  • Dor na virilha, coxa ou joelho;
  • Dor no quadril que piora ao movimentar;
  • Dificuldade de caminhar;
  • Andar mancando;
  • Dificuldade em apoiar o pé no chão. 

A sinovite transitória do quadril pode afetar um ou os dois lados do quadril, sendo importante consultar o ortopedista ou o pediatra para que seja identificado e iniciado o tratamento mais adequado. 

Como confirmar o diagnóstico 

O diagnóstico da sinovite transitória do quadril é feito pelo pediatra ou pelo ortopedista através da análise dos sintomas e exames de sangue como hemograma, proteína C reativa ou velocidade de sedimentação (VHS), para identificar inflamações ou infecções no organismo. Entenda melhor o que é o exame VHS

Além disso, para descartar outras doenças que podem apresentar os mesmos sintomas, como Legg Perthes Calvés, tumores ou doenças reumáticas, o médico pode solicitar exames como raio X, ultrassonografia ou ressonância magnética do quadril.

Outro exame que o médico pode solicitar é uma análise do líquido sinovial para identificar a causa da inflamação e da dor na articulação do quadril. Essa análise é feita através da retirada de uma pequena amostra do líquido da articulação, que será analisada no laboratório.

Possíveis causas

A causa exata da sinovite transitória ainda é desconhecida, no entanto, alguns estudos mostram que pode ser causada por situações como:

  • Infecção viral;
  • Infecção bacteriana;
  • Trauma na articulação do quadril, como pancadas, acidentes, quedas ou fraturas;
  • Reações após tomar vacinas;
  • Doenças alérgicas;
  • Reação alérgica grave causada por remédios.

Essas condições podem levar a uma inflamação da membrana sinovial da articulação do quadril, que fica mais grossa e com mais vasos sanguíneos, além de ocorrer maior produção do líquido sinovial. 

Como é feito o tratamento

A sinovite transitória do quadril geralmente melhora sozinha sem necessidade de tratamento específico. No entanto, o médico pode recomendar é repouso, em uma posição confortável, para ajudar na recuperação e aliviar a dor e o desconforto que surgem ao se movimentar ou andar.

Além disso, pode ser recomendado pelo médico a aplicação de compressas mornas ou massagem no quadril, ou o uso de remédios anti-inflamatórios ou analgésicos, como o paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor e a inflamação.