Síndrome do túnel do carpo

PUBLICIDADE

A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, causando o surgimento de formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio.

Geralmente, a síndrome do túnel do carpo piora ao longo do tempo desde que surge, agravando, especialmente, durante a noite.

A síndrome do túnel do carpo tem cura com o uso de remédios corticoides e fisioterapia, por exemplo, no entanto, em alguns casos pode ser necessário fazer cirurgia para que os sintomas desapareçam completamente.

Cirurgia para síndrome do túnel do carpo

A cirurgia para síndrome do túnel do carpo, normalmente, só é feita nos casos mais graves em que não é possível aliviar os sintomas com outros tratamentos. Assim, durante a cirurgia, o médico faz um corte no ligamento que está fazendo pressão sobre o nervo mediano, resolvendo os sintomas. Saiba mais em: Cirurgia para túnel do carpo.

No entanto, antes de fazer a cirurgia, o médico pode indicar outros tipos de tratamento que incluem:

  • Munhequeira: é o tipo de tratamento mais usado durante a gravidez para imobilizar o pulso, especialmente enquanto se dorme, reduzindo o desconforto provocado pela síndrome;
  • ​Remédios anti-inflamatórios: como o Ibuprofeno, reduzem a inflamação local, aliviando os sintomas da síndrome do túnel do carpo;
  • Injeções de corticoides: como Cortisona, para diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano.

Além disso, o médico também recomendar fazer fisioterapia para aumentar os efeitos dos tratamentos no alívio das dores e redução do inchaço.

Nos casos em que a síndrome do túnel do carpo é provocada por outros problemas, como artrite reumatoide, é importante iniciar o tratamento adequado para esse problema de forma a eliminar completamente os sintomas.

Tratamento caseiro para síndrome do túnel do carpo

Um bom tratamento caseiro para aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo consiste em aplicar um bolsa de água quente sobre o pulso durante 10 minutos, depois fazer exercícios de alongamento esticando o braço e dobrando o pulso para um lado e para o outro 10 vezes.

No final, deve-se aplicar uma bolsa de água fria por mais 10 minutos e repetir o processo até 2 vezes por dia.

Sintomas para síndrome do túnel do carpo

Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:

  • Formigamento ou sensação de picadas na mão;
  • Pequeno inchaço nos dedos ou mão;
  • Dificuldade para segurar objetos com força;
  • Dificuldade para diferenciar calor do frio.

Estes sintomas podem surgir apenas em uma mão ou nas duas e, normalmente, são mais intensos durante a noite. Nestes casos é recomenado consultar um ortopedista para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE