Síndrome de Reye

publicidade

A Síndrome de Reye é uma doença rara e grave, muitas vezes fatal, que causa inflamação do cérebro e rápido acúmulo de gordura no fígado. Geralmente, a doença manifesta-se por náuseas, vômitos, confusão ou delírio. 

As causas da Síndrome de Reye estão relacionadas com certos vírus, como vírus da gripe ou catapora, e o uso de aspirina ou medicamentos derivados dos salicilatos para tratar febre em crianças com essas infecções. O uso exagerado de paracetamol também pode desencadear aparecimento da Síndrome de Reye.

A Síndrome de Reye afeta principalmente crianças com idades entre 4 e 12 anos e é mais comum no inverno, onde o número de doenças virais aumenta. Os adultos também podem ter Síndrome de Reye e o risco aumenta se existir casos  desta doença na família. 

A Síndrome de Reye tem cura, se diagnosticada cedo, e o seu tratamento consiste na diminuição dos sintomas da doença e controle da inflamação do cérebro e fígado.

Sintomas da Síndrome de Reye

Os sintomas da Síndrome de Reye podem ser:

  • Dor de cabeça;
  • Vômitos;
  • Sonolência;
  • Irritabilidade;
  • Mudança de personalidade;
  • Desorientação;
  • Delírio;
  • Visão dupla;
  • Convulsões;
  • Falência hepática.

O diagnóstico da Síndrome de Reyes é feito através da análise dos sintomas apresentados pela criança, biópsia ao fígado ou punção lombar. A Síndrome de Reyes pode ser confundida com encefalite, meningite, envenenamento ou insuficiência hepática.

Tratamento da Síndrome de Reyes

O tratamento da Síndrome de Reyes consiste em controlar as funções do coração, pulmões, fígado e cérebro da crianças, bem como suspensão imediata da toma de aspirina ou medicamentos relacionados com o ácido acetilsalicílico.

Devem ser administrados por via endovenosa líquidos com eletrólitos e glicose para manter o equilíbrio no funcionamento do organismo e vitamina K para prevenir a hemorragia. Alguns remédios como manitol, corticoesteroides ou glicerol também estão indicados para reduzir a pressão dentro do cérebro. 

A recuperação da Síndrome de Reye depende da inflamação do cérebro, mas quando diagnosticada cedo, os pacientes conseguem recuperar totalmente da doença. Nos casos mais graves, os indivíduos podem ficar com lesões para o resto da vida ou, até mesmo, morrer. 

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 26/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.