Síndrome de Klinefelter

publicidade

A síndrome Klinefelter é uma alteração genética que afeta apenas os meninos devido a presença de um cromossomo X extra. Esta anomalia cromossômica (XXY), ocorre estatisticamente em menos de 0,2% dos recém-nascidos.

Características da síndrome de Klinefelter

As características físicas dos meninos com a síndrome de Klinefleter são:

  • problemas de fala ou de leitura;
  • testículos sempre pequenos;
  • estatura elevada;
  • mamas ligeiramente volumosas;
  • poucos pêlos faciais;
  • algum déficit auditivo;
  • baixa densidade óssea;
  • infertilidade

Estes meninos possuem uma inteligência normal e a puberdade geralmente ocorre na época normal, por volta dos 12 anos de idade.

Causas da síndrome de Klinefelter

As causas da síndrome de Klinefelter são genéticas, e não estão relacionados a toma de medicamentos ou qualquer outro fator que possa interferir na formação do bebê durante a gravidez.

Síndrome de Klinefelter tem cura?

A síndrome de Klinefelter não tem cura, mas pode-se amenizar suas características com a toma de hormônios sintéticos masculinos.

Expectativa de vida na síndrome de Klinefelter

A expectativa de vida na síndrome de Klinefelter é normal, mas seus portadores têm mais chances de desenvolver algumas doenças como câncer e acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, que podem encurtar sua vida.

Tratamento para síndrome de Klinefelter

O tratamento para a síndrome de Klinifelter não é específico, mas alguns homens podem beneficiar-se com o uso hormônios masculinos sintéticos como a Depotestosterona, que ajuda no desenvolvimento de uma aparência mais máscula.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 21/11/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.