Síndrome de Hanhart

publicidade

A Síndrome de Hanhart é uma doença muito rara que se caracteriza pela ausência completa ou de parte dos braços, pernas ou dedos, podendo ocorrer ao mesmo tempo esta condição na língua. 

As causas da Síndrome de Hanhart são genéticas, embora não esteja explicado os fatores que levam ao aparecimento destas alterações nos genes do indivíduo. 

A Síndrome de Hanhart não tem cura, porém a cirurgia plástica pode ajudar a corrigir os defeitos nos membros. 

Fotos da Síndrome de Hanhart

Sintomas da Síndrome de Hanhart

Os principais sintomas da Síndrome de Hanhart podem ser:

  • Ausência parcial ou completa dos dedos das mãos ou pés; 
  • Braços e pernas deformados, parcial ou completamente ausentes;
  • Língua pequena ou deformada;
  • Boca pequena;
  • Mandíbula pequena;
  • Queixo retraído;
  • Unhas finas e deformadas;
  • Paralisia facial;
  • Dificuldades na deglutição;
  • Não descida dos testículos;
  • Retardo mental.

Geralmente, o desenvolvimento da criança é considerado normal e os indivíduos com esta doença têm um desenvolvimento intelectual normal, podendo fazer uma vida normal, dentro das suas limitações físicas. 

O diagnóstico da Síndrome de Hanhart é feito geralmente durante a gravidez, através de ultrassonografia, e por avaliação dos sinais e sintomas apresentados pelo bebê.

Tratamento da Síndrome de Hanhart

O tratamento da Síndrome de Hanhart tem como objetivo corrigir os defeitos presentes na criança e melhorar a sua qualidade de vida. Envolve, geralmente, a participação de um conjunto de especialistas, desde pediatras, cirurgiões plásticos, ortopedistas e fisioterapeutas que avaliam o caso de cada criança afetada por esta síndrome. 

Os problemas relacionados com defeitos na língua ou boca podem ser corrigidos através de cirurgia, aplicação de próteses, fisioterapia e terapia da fala para melhorar a mastigação, deglutição e fala. 

Para tratar os defeitos dos braços e pernas podem ser usadas próteses de braços, pernas ou mãos para ajudar a crianças a movimentar-se, mexer os braços, escrever ou agarrar em algo. A fisioterapia para ajudar as crianças a ganhar mobilidade motora é muito importante. 

O apoio familiar e psicológico é importante para o desenvolvimento da criança. 

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 15/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.