Síndrome de Charles Bonnet: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em outubro 2019

A síndrome de Charles Bonnet é uma condição que ocorre geralmente em pessoas que perdem a visão total ou parcialmente e que se caracteriza pelo surgimento de alucinações visuais complexas, que são mais frequentes ao acordar, podendo ter uma duração de poucos minutos a horas, levando a pessoa a ficar confusa e ter dificuldade, em alguns casos, em conseguir entender se essas alucinações são ou não reais.

As alucinações ocorrem em pessoas idosas e psicologicamente normais estão, geralmente, relacionadas com formas geométricas, pessoas, animais, insetos, paisagens, edifícios ou padrões repetidos, por exemplo, podendo ser coloridas ou a preto e branco.

A Síndrome de Charles Bonnet não tem cura e ainda não se sabe ao certo porque é que surgem estas alucinações em pessoas com problemas de visão. Uma vez que causa alucinações, muitas pessoas com este tipo de alterações normalmente procura ajuda de um psicólogo, mas o ideal é que a síndrome seja tratada com orientação de um oftalmologista.

Imagem ilustrativa número 1

Quais os sintomas

Os sintomas que podem surgir em pessoas com a Síndrome de Charles Bonnet são o surgimento de alucinações de formas geométricas, pessoas, animais, insetos, paisagens ou edifícios, por exemplo, que podem durar desde alguns minutos a horas.

Em que consiste o diagnóstico

Geralmente o diagnóstico consiste numa avaliação física e num diálogo com o paciente, para que descreva as alucinações. Em alguns casos, pode ser realizada uma ressonância magnética que, no caso da pessoa sofrer Síndrome de Charles Bonnet, permite excluir outros problemas neurológicos que também têm como sintoma as alucinações.

Como é feito o tratamento

Ainda não existe cura para esta síndrome, mas o tratamento pode proporcionar uma melhor qualidade de vida. Em alguns casos, o médico pode receitar medicamentos, como aqueles usados no tratamento da epilepsia, como o ácido valproico, ou da doença de Parkinson.

Além disso, quando a pessoa está a ter uma alucinação, deve mudar de posição, movimentar os olhos, estimular outros sentidos, como a audição, através de música ou audiolivros e reduzir o estresse e a ansiedade.