Serpão

publicidade

O Serpão é uma planta medicinal, também conhecida como Serpil, Serpilho e Serpol, muito utilizada para tratar problemas de menstruação e diarreia.

O seu nome científico é Thymus serpyllum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Para que serve o serpão

O serpão serve para ajudar no tratamento de artrite, asma, bronquite, diarreia, problemas de estômago, dor reumática, epilepsia, espasmos, fadiga, obstipação, queda de cabelo e tosse.

Propriedades do serpão

As propriedades do serpão incluem sua ação antibiótica, antiespasmódica, anti-séptica, carminativa, cicatrizante, digestiva, diurética, expectorante, tônica e vermífuga.

Modo de uso do serpão

A parte utilizada do serpão é a sua folha.

  • Chá de serpão: Colocar 1 colher (de sopa) das folhas de serpão numa xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois coar e beber.

Efeitos colaterais do serpão

Não foram encontrados efeitos colaterais do serpão.

Contra indicações do serpão

O serpão está contraindicada para grávidas, lactentes, crianças com menos de 6 anos, indivíduos com alergia respiratória e pacientes com gastrite, úlceras gástricas, síndrome do intestino irritável, colite, doença de Crohn, problemas de fígado, epilepsia, Parkinson e outros problemas neurológicos.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/07/2014 Última atualização da página: 25/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.