Sequelas de AVC

PUBLICIDADE

As sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) vão depender do local onde ele ocorreu no cérebro e da sua gravidade, podendo provocar lesões físicas, psicológicas ou mesmo emocionais.

No entanto, em alguns pacientes a irrigação sanguínea cerebral é retomada tão rapidamente que não deixa sequelas, mas na maioria dos casos, há uma grande perda de neurônios cerebrais deixando sequelas que podem ser bastante significativas e que tornam o paciente muitas vezes incapaz de andar, comer sozinho ou vestir-se, por exemplo. 

As sequelas mais comuns do AVC incluem:

Sequelas motoras

Dificuldade em movimentar um dos braços e contraturas e deformidades musculares que levam à perda do movimento de todo um lado do corpo (hemiplegia).

Sequelas neurológicas

Incontinência urinária ou fecal; sensação de queimação no lado da hemiplegia, boca torta, dificuldade em falar, comer e de engolir a saliva, perda da memória, dificuldade em se expressar, estrabismo, paralisia facial, desequilíbrio e dificuldade na localização espacial, em si ou no outro (direita/esquerda, mapas).

Sequelas emocionais

Depressão; revolta; isolamento; impaciência; dificuldade nos relacionamentos e negligência do lado do corpo que está "paralisado".

Após um AVC o paciente é examinado pelo médico e pelo fisioterapeuta e o tratamento do AVC deve ser realizado o mais rápido possível, pois, embora as células cerebrais mortas não possam ser recuperadas, as localizadas próximas à área afetada podem e as sequelas podem ser menores. 

Embora muitas sequelas do AVC sejam permanentes, existem algumas que podem ser recuperadas através de acompanhamento regular de fisioterapia, terapia ocupacional, neuro funcional e hidroterapia.

Sequelas de AVC tem cura?

Nem sempre as sequelas de AVC têm cura, mas com o devido tratamento pode-se alcançar bons resultados. Os pacientes que sofreram um AVC, popularmente conhecido como derrame, podem beneficiar-se das sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, que vão ajudar a reabilitar e recuperar movimentos que facilitem a vida diária, trazendo independência e melhorando assim a sua qualidade de vida. Saiba como a fisioterapia é feita em: Fisioterapia para AVC.

Para saber mais sobre os tipos de AVC leia:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE