Sene

publicidade

O sene, de nome científico Cassia angustifolia, é uma planta medicinal, muito cultivada na índia e atualmente facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos naturais, tanto na forma de erva como em cápsulas. O chá de sene é muito utilizado para tratar a  prisão de ventre.

Para que serve o sene

Prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorróidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, tratamento da hipertensão arterial, colesterol alto, doenças da pele e dos olhos.

Propriedades do sene

Contém acetato, ácido crisofânico, ácido catártico, ácido catartogênico, açúcares redutores, aloe-emodina, antranol, antraquinona, cálcio, emodina, flavonoides como o campferol e rampferol, glicosídeos naftalênicos, magnésio, mucilagens, oxalato de cálcio, pinitol; reina, reina-8-glicosídeos, reina diglicosídeo, reina antrona-8-glicosídeo, resina amarga, senosídeo A e B. 

Modo de uso do sene

Apenas as folha e frutos podem ser utilizados para fins medicinais.

  • Chá: Coloque 1/2 colher de sopa da erva em 250 ml de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Beba a seguir de preferência sem adicionar açúcar.

As cápsulas do Sene devem ser tomadas segundo a indicação do fabricante. 

Os princípios ativos do sene promovem habituação, por isso deve esta erva medicinal deve ser ingerida em momentos específicos, evitando a sua toma diária. Não deve ser utilizado por mais de 10 dias consecutivos.

Efeitos colaterais do sene

Pode provocar vômito, cólica, diarreia, aumento do fluxo menstrual, carência de potássio, diminuição das hemoglobinas e pode causar nefrite se utilizado em excesso. 

Contraindicações do sene

Hipersensibilidade ao sene, gravidez, lactação e crianças menores de 12 anos, obstrução e estenose intestinal, atonia, doenças inflamatórias intestinais apendicite, estados inflamatórios uterinos, cistite, insuficiência hepática, renal ou cardíaca, náuseas, vômito, estados de desidratação severa, hemorroidas, sintomas abdominais não diagnosticados e constipação crônica.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 29/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.