Sene

publicidade

O sene é uma planta medicinal, também conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá, muito utilizada para tratar problemas intestinais.

O seu nome cientifico é Cassia angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que serve o sene

O sene serve para ajudar no tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças da pele e dos olhos.

Propriedades do sene

As propriedades do sene incluem sua ação laxante, purgativa, carminativa, antiácida, depurativa e vermífuga.

Modo de uso do sene

A parte utilizada do sene são suas folhas, na forma de cápsulas ou para fazer chá.

  • Chá de sene: Colocar ½ colher (de sopa) de sene em 250 ml de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Beber a seguir, 2 a 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do sene

Os efeitos colaterais do sene incluem vômitos, cólicas, diarreia, aumento do fluxo menstrual, carência de potássio, diminuição das hemoglobinas e nefrite, se utilizado em excesso.

Contraindicações do sene

O sene está contraindicado em casos de hipersensibilidade ao sene, gravidez, lactação, em crianças menores de 12 anos, assim como, em caso de oclusão intestinal, enterite, apendicite aguda e dor de estômago de causa desconhecida.

Além disso, o sene não deve ser consumido por indivíduos que estejam tomando remédios para o coração, laxantes, cortisona ou diuréticos e o seu uso não deve ser superior a 10 dias consecutivos.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/08/2014 Última atualização da página: 08/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.