Chá de sene: para que serve e como fazer

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

O chá de sene é muito utilizado para tratar a prisão de ventre, especialmente devido a presença de senosídeos na sua composição com fortes propriedades laxativas e purgantes, que provocam uma irritação no intestino e aumento dos movimentos intestinais, facilitando a eliminação das fezes.

As partes normalmente utilizadas da sene, cujo nome científico é Senna alexandrina, Cassia angustifolia ou Cassia Senna, são as folhas de onde são extraídas as substâncias ativas dessa planta com propriedades medicinais para o preparo do chá ou cápsulas.

O sene, também conhecido como sena, cássia, cene, lava-pratos ou mamangá, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação, e deve ser usado com orientação médica ou de um profissional experiente em plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O sene possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas e, por essa razão é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre ocasional. No entanto, uma vez que deixa as fezes mais moles, também pode ser usado para aliviar o desconforto da defecação em pessoas com fissura anal e hemorroidas.

O efeito laxante do sene está ligado principalmente à sua capacidade de irritar a muscosa intestinal, o que faz com que os movimentos do intestino sejam mais rápidos, eliminando as fezes.

Apesar de seus benefícios, o sene deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações da microbiota intestinal, cólicas muito fortes e até mesmo predispor ao câncer de colo retal.

Além disso, o sene também pode ajudar a descer a menstruação, pois contém substâncias que estimulam a contração do músculo liso, que é o tipo de músculo presente no intestino e no útero. Por isso, além de tratar a prisão de ventre, também pode ser utilizado por mulheres que desejam estimular a menstruação.

Veja outros remédios caseiros que podem ser usados para tratar a prisão de ventre.

Chá de sene emagrece?

O chá de sene é muitas vezes utilizado, popularmente, durante processos de emagrecimento. No entanto, essa planta não tem qualquer propriedade que ajude na queima de gorduras, sendo que o seu efeito na diminuição do peso apenas está relacionados com o aumento da frequência de evacuações, além da inibição da absorção de água, o que evita a retenção de líquidos.

A melhor forma para emagrecer definitivamente é através de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios. Saiba como emagrecer rápido e saudável assistindo ao vídeo a seguir:

youtube image - Emagrecer com Saúde

Como fazer chá de sene

Para fazer o chá deve-se dar preferência às folhas verde de sene, pois possuem um efeito mais ativo no organismo, especialmente quando comparadas à sua versão seca. Além disso, quanto mais verde for a folha, mais forte será o efeito.

Ingredientes

  • 1 a 2 g de folhas de sene;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a erva numa panela ou xícara, acrescentar a água e deixar repousar por 5 minutos. Esperar esfriar um pouco, coar e beber 1 xícara, sem adicionar açúcar, de preferência antes de dormir. Este chá só deve ser usado até melhora dos sintomas de prisão de ventre ou por até 7 dias consecutivos. No entanto, é recomendado consultar o médico se não ocorrer melhora da prisão de ventre após 3 dias consecutivos de uso.

O chá de sene demora quantas horas para fazer efeito?

O chá de sene demora de 8 a 12 horas para fazer efeito, por isso, é recomendado que seja tomado antes de dormir, para que a evacuação ocorra pela manhã.

Por quanto tempo pode-se consumir o sene?

Idealmente, o sene só deve ser utilizado com orientação de um médico, fitoterapeuta ou naturopata e até uma período máximo de 7 dias consecutivos. Se após esse período, a prisão de ventre se mantiver, é aconselhado consultar um clínico geral ou gastroenterologista.

Cápsulas de sene

Embora o chá seja uma opção prática de consumir sene, esta planta também pode ser encontrada sob a forma de cápsulas, que podem ser vendidas em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, e que normalmente são ingeridas na quantidade de 1 cápsula de 100 a 300 mg por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de sene é considerado seguro, desde que usado por no máximo 1 semana de tratamento ou até 34,4 mg de senosídeos por dia. Quando utilizado por mais de uma semana ou em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar efeitos colaterais indesejáveis como cólicas, sensação de barriga inchada e aumento da quantidade de gases.

Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar vômitos, diarreia, aumento do fluxo menstrual, hipocalcemia, hipocalemia, má absorção intestinal e diminuição das hemoglobinas no exame de sangue.

O chá de sene também pode deixar a urina com a cor mais amarela ou marrom avermelhada, devido a presença de antraquinonas na sua composição, e interferir no resultado de exames de urina. No entanto, a urina volta à cor normal após interromper o uso do chá.

O chá de sene faz mal?

O uso do chá de sene por no máximo 1 semana é seguro, no entanto, pode fazer mal se utilizado com frequência ou por períodos prolongados, uma vez que pode fazer com que o intestino se torne "preguiçoso" e dependente dos efeitos laxativos do chá, funcionando apenas quando o chá é consumido.

Além disso, o uso do sene ou outros chás ou remédios laxantes pode levar à má absorção de vitaminas, minerais ou outros remédios pelo intestino, e prejudicar a saúde.

Por isso, é importante que o tratamento da prisão de ventre seja orientado pelo gastroenterologista ou nutricionista, que podem recomendas alterações na dieta, como beber mais líquidos, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra e praticar atividades físicas regularmente, para melhorar o trânsito intestinal e a eliminação da fezes. Veja outras formas de como aliviar a prisão de ventre.

O chá de sene causa câncer?

Alguns estudos mostram que os antranoides presentes na composição do sene podem danificar as células do intestino e aumentar o risco de câncer de intestino, especialmente quando utilizado por períodos prolongados.

No entanto, o risco de câncer de intestino pelo consumo do chá de sene ainda é controverso, especialmente porque a prisão de ventre é um dos sintomas comuns do câncer de intestino e o uso do chá muito comum em pessoas com constipação intestinal. Saiba identificar os sintomas do câncer de intestino.

Desta forma, ainda são necessários mais estudos que comprovem o risco de câncer no intestino relacionado ao uso do chá de sene.

Quem não deve usar

O sene não deve ser usado pode crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham obstrução no intestino, apendicite aguda, diarreia, inflamação no intestino ou no estômago, doenças inflamatórias intestinais, dor de estômago de causa desconhecida ou alergia ao sene.

Além disso, o sene não deve ser consumido por pessoas que estejam tomando remédios para o coração, laxantes, cortisona ou diuréticos e o seu uso não deve ser superior a 7 dias consecutivos, já que pode causar vários efeitos colaterais.

O chá de sene também deve ser usado com cautela por mulheres que utilizam anticoncepcionais orais combinados, contendo estrogênio ou remédios para reposição hormonal na menopausa, pois pode diminuir a eficácia desses remédios, devido a diminuição da absorção de estrogênio pelo intestino.

Por isso, antes de fazer uso do sene, é importante buscar orientação de um médico ou fitoterapeuta para evitar as possíveis complicações.

Vídeos relacionados