Sarampo no Bebê

publicidade

O sarampo no bebê pode atingir qualquer bebê com mais de 6 meses de idade que ainda não tenha sido vacinado contra o sarampo, pois esta doença é contagiosa podendo ser transmitida pelo ar a outros indivíduos que não tenham sido vacinados.

A vacina contra o sarampo é recomendada após os 12 meses, pois antes disso o bebê está imunizado com os anticorpos recebidos da mãe durante a gravidez e amamentação, mas existem casos, embora raros, em que o bebê é contaminado neste período.

Sintomas do sarampo no bebê

Os sintomas do sarampo no bebê seja qual for a idade incluem:

  • Febre alta;
  • Sintomas de conjuntivite;
  • Manchas branco-azuladas dentro da boca, que após 2 dias tendem a desaparecer;
  • Manchas vermelho-arroxeadas na pele, que aparecem após as manchas branco azuladas na boca e inicialmente perto do couro cabeludo, surgindo depois em todo o corpo.

É normal que o bebê fique mais enjoado, recuse a alimentação e coce muitas vezes os olhos.

Ao notar qualquer um destes sintomas os pais devem levar a criança o mais rápido possível ao pediatra para que ele faça o diagnóstico do sarampo e indique o tratamento necessário.

A diminuição dos sintomas e a completa remissão do sarampo deve ocorrer em até 14 dias, mas geralmente ocorre em 10.

Fotos do sarampo no bebê

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Tratamento para sarampo no bebê

O tratamento para o sarampo no bebê é feito com a toma de analgésicos e antitérmicos para diminuir os sintomas da doença. Recomenda-se oferecer uma alimentação leve e oferecer bastante água e sucos de frutas acabados de preparar.

Se o bebê ainda mamar, recomenda-se oferecer a mama várias vezes ao dia, dar banhos com água fria e fazer o bebê dormir por mais tempo para que o seu sistema imune lute contra a doença.

Alguns pediatras indicam também a toma de um antibiótico para evitar as complicações geradas pelo sarampo como a otite e a encefalite, mas somente em caso de desnutrição ou comprometimento do sistema imune.

A Organização Mundial de Saúde indica o uso de vitamina A para todas as crianças diagnosticadas com sarampo.

​Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 25/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.