Sangue nas fezes pode ser endometriose

publicidade

Na mulher, o sangue nas fezes pode ser endometriose, pois o tecido endometrial pode aderir-se nas paredes dos intestinos e dificultar a passagem das fezes - gerando a presença de sangue nas fezes.

A endometriose é uma doença que leva ao crescimento do tecido uterino (endométrio) em outras regiões do corpo, inclusive nos intestinos e este tecido também responde aos estímulos hormonais, gerando uma espécie de menstruação durante o período menstrual que causa intensa dor abdominal.

Pode-se suspeitar de endometriose intestinal quando há presença de sangue nas fezes em qualquer dia do mês, sendo mais abundante durante a menstruação, além da eliminação da "menstruação" também pelo ânus.

A presença de sangue nas fezes também pode ocorrer devido ao atrito entre a passagem do bolo fecal por áreas do intestino gravemente afetadas pela endometriose.

Ao identificar a presença de sangue nas fezes, a mulher deve ficar atenta à sua cor. No caso da endometriose, o sangue é parecido com a da menstruação e há outros sinais e sintomas, como dor pélvica e variação entre prisão de ventre e diarreia.

Tratamento para endometriose intestinal

Geralmente, o tratamento para a endometriose intestinal é feito com a toma de medicamentos hormonais alcançando bons resultados, mas os casos mais graves podem necessitar de um tratamento cirúrgico, onde dá-se preferência a laparoscopia por ser menos agressiva, embora o uso dos medicamentos também seja utilizado numa fase inicial para diminuir o tamanho do tecido endometrial, facilitando a cirurgia.

Após o tratamento, a mulher deverá ser acompanhada pelo médico por alguns meses para garantir que a doença tenha sido realmente eliminada.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 21/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.