Salpingite crônica

publicidade

A salpingite crônica é uma inflamação crônica nas trompas de Falópio e que pode atingir uma ou as duas trompas da mulher, mas em geral, a infecção de uma trompa leva à inflamação da outra, porque a bactéria migra de um lado para outro.​

A salpingite tem cura se for diagnosticada cedo e tratada corretamente, pois pode ter graves consequências para a mulher, provocando infertilidade, aumentando o risco de gravidez ectópica e contaminando outros órgãos como ovários ou útero. 

A salpingite é geralmente causada por uma infecção bacteriana, como consequência de doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia ou clamídia. Podem se desenvolver depois de uma biópsia endometrial, histeroscopia, ou pelo uso do DIU. 

Sintomas de Salpingite crônica

Os sintomas de salpingite crônica podem ser:

  • Corrimento vaginal anormal, com mau cheiro;
  • Cólicas menstruais;
  • Dor durante a ovulação;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Febre;
  • Dor abdominal dos dois lados;
  • Dor lombar;
  • Vontade de urinar constante;
  • Náuseas e vômitos.

Estes sintomas normalmente surgem depois da menstruação, mas nos casos mais leves, a salpingite pode não manifestar sintomas embora mesmo assim possa danificar as trompas.

O diagnóstico da salpingite pode ser feito com base nos sintomas apresentados pela mulher e exame de sangue e urina. Exames complementares de diagnóstico como a histerossalpinografia e laparoscopia diagnóstica também podem ser solicitados pelo ginecologista.

Tratamento para salpingite crônica

O tratamento da salpingite inclui o uso de antibióticos e analgésicos. Se os sintomas forem muito intensos o tratamento deve ser realizado em ambiente hospitalar para antibioticoterapia venosa. O companheiro da mulher também deve tomar antibióticos ao mesmo tempo para ter a certeza de que a infecção é eliminada.  

Durante a infecção a mulher deve estar em repouso e deve beber muita água. Nos casos mais graves pode ser necessária uma cirurgia para retirar os órgãos afetados.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 21/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.