Salmonelose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Atualizado em outubro 2023

A salmonelose é uma intoxicação alimentar causada por bactérias do gênero Salmonella sp., que podem ser transmitidas após o consumo de água ou alimentos contaminados pela bactéria e suas toxinas.

A infecção pela Salmonella sp. provoca o aparecimento de sintomas até 48 horas após o consumo do alimento ou água contaminado, como dor na barriga, diarreia, calafrios, mal estar geral e náusea, por exemplo.

Na maioria dos casos, não é necessário realizar tratamento específico para salmonelose, já que a bactéria e suas toxinas conseguem ser eliminadas do corpo ao longo do tempo. No entanto, é importante que o clínico geral ou gastroenterologista seja consultado para que seja indicado tratamento para aliviar os sintomas e prevenir a desidratação.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas da salmonelose são:

  • Dor na barriga;
  • Diarreia;
  • Pode haver febre baixa, em alguns casos;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Náuseas e vômito;
  • Sangue nas fezes, em alguns casos.

Os sintomas de salmonelose podem surgir entre 8 a 48 horas após o consumo de água ou alimentos contaminados pela bactéria e suas toxinas. As infecções mais graves acontecem mais facilmente em pessoas idosas e em crianças, devido à sensibilidade do sistema imunológico e, por isso, há maior risco de apresentarem sintomas relacionados à desidratação. Conheça outros sintomas de infecção por Salmonella sp.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como acontece a transmissão

A salmonelose é uma doença causada pela bactéria Salmonella sp., que pode ser encontrada em animais, como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cães e gatos, por exemplo. Assim, qualquer alimento que seja proveniente desses animais ou que tenham entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.

Dessa forma, a contaminação pela Salmonella sp. pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne. A contaminação com carne e ovo acontecem quando estes alimentos são consumidos crus ou mal passado.

Tratamento da salmonelose

De forma geral, não é necessário realizar tratamento específico para salmonelose, sendo apenas indicada a reposição de líquidos, seja através do aumento do consumo de água ou por meio do soro. No entanto, em alguns casos, podem ser notados sintomas mais graves da doença, de forma que o clínico geral ou gastroenterologista pode indicar o uso de antibióticos e medicamentos para aliviar os sintomas.

A duração do tratamento depende dos órgãos atingidos da idade e condição de saúde dos pacientes, além da ocorrência de outros sintomas, como dor nas articulações, dificuldade em urinar, inflamação nos olhos e artrite.

Como prevenir

A salmonelose pode ser evitada através do correto manuseio e confecção dos alimentos. Para evitar a contaminação recomenda-se só comer carne bem passada, lavar as mãos antes de manusear e consumir os alimentos e evitar comer saladas e frutas com casca em lanchonetes e restaurantes, pois não se sabe os hábitos de higiene destes locais.

Ao lavar corretamente as frutas e vegetais a Salmonella sp. é eliminada não havendo hipótese de contaminação. Veja como lavar corretamente verduras, frutas e legumes.

Vídeos relacionados