Salbutamol (Aerolin)

publicidade

Bula de Salbutamol (Aerolin)

O Aerolin, cujo princípio ativo é o salbutamol, é um remédio broncodilatador, ou seja, que serve para dilatar os brônquios, usado no tratamento, controle e prevenção das crises de asma, bronquite crônica e enfisema.

O Aerolin, produzido pelos laboratórios GlaxoSmithKline Brasil, pode ser comprado em farmácias sob a forma de spray, que pode ser usado por adultos e crianças, comprimidos e xarope, que podem ser usados por adultos e crianças maiores de 2 anos, solução para nebulização, que pode ser usada por adultos e crianças acima dos 18 meses e em forma de injetável, que só é indicada para adultos.

Além do Aerolin, outros nomes comerciais do salbutamol são o Aerojet, o Aerodini, o Asmaliv e o Pulmoflux.

Preço do Aerolin

​O preço do Aerolin varia entre 3 a 30 reais, de acordo com a forma de apresentação do remédio.

Indicações do Aerolin

As indicações do Aerolin variam de acordo com a forma de apresentação do remédio, que incluem:

  • Spray: indicado no controle e prevenção dos espasmos brônquicos durante as crises de asma, bronquite crônica e enfisema;
  • Comprimidos e Xarope: indicados no controle e prevenção de ataques de asma e alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema. O Aerolin comprimidos também está indicado no 3º trimestre de gestação, no trabalho de parto prematuro não complicado, após o uso Aerolin injetável e a sua suspensão;
  • Solução para nebulização: indicado no tratamento da asma aguda grave e no tratamento do broncoespasmo crônico. Também é usado para tratar e prevenir a crise de asma;
  • Injetável: está indicado no alívio imediato das crises de asma e no controle do parto prematuro não complicado, no 3º trimestre de gravidez.

Modo de uso do Aerolin

O modo de uso do Aerolin deve ser orientado pelo médico e ajustado para cada paciente, de acordo com a doença a tratar.

Efeitos colaterais do Aerolin

Os efeitos colaterais mais comuns do Aerolin incluem tremores, dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos, palpitações, irritação na boca e garganta, cãibras, diminuição dos níveis de potássio ndo sangue, vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar, desmaio e arritmias cardíacas.

A substância salbutamol pode também causar doping quando o remédio é usado em excesso e de forma incorreta.

Contraindicações do Aerolin

​O Aerolin está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em pacientes que estejam usando beta-bloqueadores não seletivos, como propanolol. O Aerolin em forma de comprimidos para controlar o parto prematuro também está contraindicado em caso de ameaça de aborto.

Este remédio não deve ser usado por grávidas, mulheres que estejam amamentando, diabéticos, pacientes com má oxigenação do sangue ou pacientes com hipertireoidismo sem orientação médica. Além disso, ele não deve ser utilizado sem orientação médica caso o paciente esteja tomando xantinas, corticosteroides ou diuréticos.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade