Sal marinho cura afta

publicidade

Um ótimo remédio caseiro para curar a afta é o sal marinho, pois ele consegue acelerar a sua cicatrização, diminuindo assim a dor e o desconforto.

Receita do remédio caseiro para afta

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sal marinho, também chamado de sal grosso;
  • 1/2 copo de água morna

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro, misture os ingredientes e faça bochechos com esta solução várias vezes por dia, após escovar os dentes e evite alimentos ácidos e gordurosos.

Este simples remédio caseiro é capaz de curar qualquer tipo de afta, esteja ela localizada na boca, na gengiva, na bochecha, no céu da boca ou na garganta.

Mas, para garantir a eficácia deste remédio caseiro é preciso utilizar o sal marinho pelas suas propriedades terapêuticas, utilizar o sal refinado, de cozinha não garante os mesmos benefícios, pois este último perde muitas de suas propriedades medicinais ao passar pelo processo de refinamento.

Outros remédios naturais para afta

Existem muitos outros remédios naturais para tratar e curar as aftas sem precisar recorrer à medicamentos da farmácia. Bons exemplos são o bicarbonato de sódio e a água oxigenada. Neste caso deve-se umedecer uma bolinha de algodão com a solução escolhida e posicioná-la em cima da afta, deixando-a atuar por alguns minutos várias vezes ao dia.

Um outro exemplo de tratamento natural é o chá preto para aftas.

Causas da afta

A afta pode ser causada por uma baixa no sistema imune, devido a toma de medicamentos, deficiência nutricional, situações de estresse ou uma má alimentação, neste último caso, ela pode aparecer após uma noite de bebedeira ou após o consumo de alimentos muito ácidos ou gordurosos.

As aftas podem aparecer em qualquer parte do interior da mucosa da boca, nas gengivas, na língua na bochecha e algumas vezes na garganta, e podem aparecer após uma lesão na mucosa como uma mordida ou mesmo quando os aparelhos dentários ferem o interior da boca. A acidez estomacal e outros problemas gástricos podem também provocar aftas na boca.

Por não serem lesões causadas por micro-organismos, as aftas não passam de uma pessoa para outra, e em geral, elas duram entre 1 e 2 semanas, desaparecendo naturalmente a seguir, mas o uso de remédios caseiros pode acelerar este processo.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 25/05/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.