Protetor solar: Saiba qual é o melhor para sua pele e como usar

PUBLICIDADE

​O fator de proteção solar varia de acordo com a tonalidade da pele: para as peles mais claras, é aconselhado o uso de um filtro solar com um FPS ​maior, enquanto para as peles mais escuras, o FPS pode ser menor.

No entanto, para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioletas, também é importante aplicar o filtro solar corretamente, fazendo uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo.

PUBLICIDADE

Apesar de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, o protetor solar diminui a capacidade de produção de vitamina D. Assim, para uma adequada produção de vitamina D, aconselhado-se tomar sol durante pelo menos 15 minutos antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas sem usar protetor solar. Veja como garantir a vitamina D no corpo em: Alimentos ricos em vitamina D.

Fator do protetor solarTipo de peleDescrição do tipo de pele
FPS entre 30 e 60

Pele branca e muito branca

Tem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada.

FPS entre 20 e 30

Pele morena clara à mulata

A pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que por vezes, queima-se, porém, também se bronzeia.

FPS entre 6 e 15

Pele negra

A pele é muito escura, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível.

Pele branca: FPS entre 30 e 60Pele branca: FPS entre 30 e 60
Pele morena: FPS entre 20 e 30Pele morena: FPS entre 20 e 30
Pele negra: FPS entre 6 e 15Pele negra: FPS entre 6 e 15

Uma informação importante que deve ser observada no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA garante proteção contra o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.

Como aplicar o protetor solar corretamente

Para usar o protetor solar deve-se ter alguns cuidados, como aplicar o produto até mesmo nos dias nublados e menos quentes, sendo importante:

  • Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 1 hora antes da exposição solar;
  • Repassar o protetor solar a cada 2 horas;
  • Usar um protetor solar específico para a sua cor da pele;
  • Além do protetor solar, deve-se usar também o protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto;
  • Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo até mesmo os pés e as orelhas;
  • Evite ficar muito mais de 1 diretamente exposto ao sol.
  • Passar protetor solar atrás da orelha, deixando atuar durante 12 horas antes de passar em todo o corpo.

Fazer um pequeno teste para saber se tem alergia ao protetor solar, sempre que troca de marca de protetor solar ou sempre que ficar muito tempo sem usar, é outro cuidado muito importante que ajuda a prevenir reações de alergia no corpo. Veja quais são os sintomas da alergia ao protetor solar em Saiba como identificar a alergia ao protetor solar e o que deve fazer.

Outras dicas importantes para se proteger do sol são ficar debaixo do guarda sol e usar um óculos de sol e um chapéu com abas largas.

Produtos de beleza com proteção solar

Muitos produtos de beleza, como cremes e maquiagem, possuem protetor solar em sua composição, auxiliando no cuidado com a pele. Além disso, existem produtos que também são enriquecidos com substâncias que previnem o aparecimento de rugas e manchas na pele, como as vitaminas A, C, D e o colágeno.

Deve-se usar produtos que contenham pelo menos FPS 15 e o ideal é utilizar o protetor solar antes de colocar a maquiagem, mesmo que ela também ofereça esse tipo de proteção. Se a mulher não for para a água ou não suar muito, ela pode retocar a proteção solar apenas com a maquiagem, utilizando o pó, por exemplo. Caso contrário, é necessário lavar todo o rosto e reiniciar o processo de aplicação dos produtos.

Base com protetor solarBase com protetor solar
Pó compacto com protetor solarPó compacto com protetor solar

Alimentos que protegem a pele

Os alimentos que ajudam a proteger a pele são aqueles ricos em carotenoides, pois estimulam a produção de melanina, substância que dá cor à pele e fornece proteção contra os raios solares. Além de ajudar a pele, os carotenoides são antioxidantes que também fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças como o câncer.

Os principais alimentos ricos em carotenoides são: acerola, manga, melão, tomate, molho de tomate, goiaba, abóbora, couve e mamão. Esse alimentos devem ser ingeridos diariamente para prolongar o bronzeado e proteger a pele. Veja uma lista completa em Alimentos ricos em betacaroteno.

O vídeo a seguir traz dicas para prolongar o efeito do bronzeado.

Os cabelos também precisam de cuidados, por isso veja: Protetor solar para cabelos garante a beleza dos fios no verão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE