Saiba qual é o melhor fator de proteção solar para sua pele

PUBLICIDADE

​O fator de proteção solar varia de acordo com a tonalidade da pele, para as peles mais claras é aconselhado o uso de um filtro solar com maior FPS enquanto que para as peles mais escuras, o FPS pode ser menor. No entanto para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioletas também é importante aplicar o filtro solar corretamente, fazendo uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar.

Apesar de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, o protetor solar diminui a capacidade de produção de vitamina D e por isso para não correr este risco, é aconselhado tomar sol durante 15 minutos antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas. Veja como garantir a vitamina D no corpo em: Alimentos ricos em vitamina D.

FPS acima de 30 

Pele branca e muito branca

Tem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada

FPS entre 20 e 30
  • Pele morena clara
  • Pele morena
  • Pele morena escura
  • A pele é branca, o cabelo castanho escuro ou preto e, por vezes, queima-se, porém, também se bronzeia.
  • A pele é morena clara, queima-se pouco e, bronzeia com facilidade.
  • A pele é escura, tipica das pessoas mulatas, raramente se queima e bronzeia-se sempre.

FPS entre 6 e 15

Pele negra

A pele é muito morena ou negra, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que não se repare muito, porque já é escura.

Uma informação importante a ter em conta no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, mas a proteção UVA garante a proteção contra o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE