Rosuvastatina cálcica

publicidade

Bula de Rosuvastatina cálcica

Rosuvastatina cálcica é o nome genérico do medicamento referência vendido comercialmente como Crestor.

Este medicamento é um redutor de gordura, que quando usado de forma contínua reduz a quantidade de colesterol e triglicerídeos no sangue, quando a dieta e atividade física não são suficientes para reduzir ou controlar o colesterol.

A Rosuvastatina cálcica é comercializada por Laboratórios, como por exemplo: Medley, EMS, Sandoz, Libbs, Ache, Germed, entre outros. É encontrado nas concentrações de 10 mg, 20 mg ou 40 mg, na forma de comprimido revestido.

A Rosuvastatina cálcica age inibindo o funcionamento de uma enzima chamada HMG-CoA , que é fundamental para a síntese de colesterol. Os efeitos do medicamento começam a ser observados após 4 semanas da ingestão do remédio, e os níveis de gordura se mantêm baixos se o tratamento for feito de maneira adequada.

Indicações da Rosuvastatina cálcica

Redução dos altos níveis de colesterol e triglicerídeos (hiperlipidemia; hipercolesterolemia; dislipídemia; hipertriglicerídemia); Retardar acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Efeitos colaterais da Rosuvastatina cálcica

Dor de cabeça, dores musculares, sensação geral de fraqueza, prisão de ventre, vertigem, náusea e dor abdominal. Coceira, erupção na pele e reações alérgicas na pele. Doença do sistema muscular, incluindo miosite – inflamação de um músculo, angioedema – inchaço inflamação do pâncreas e aumento das enzimas do fígado no sangue. Dor nas articulações, icterícia (presença de coloração amarela na pele e nos olhos), hepatite (inflamação do fígado) e perda de memória. Proteinúria (perda de proteína através da urina) foi observada em um pequeno número de pacientes. Os eventos adversos faringite (inflamação da faringe) e outros eventos respiratórios como infecções das vias aéreas superiores, rinite (inflamação da mucosa nasal acompanhada de catarro) e sinusite (inflamação dos seios nasais), também foram relatados.

Contra indicações da Rosuvastatina cálcica

Pacientes com alergia à rosuvastatina, a outros medicamentos da mesma classe ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência grave (mau funcionamento grave) no fígado ou rins. Gravidez risco X; mulheres em fase de amamentação.

Modo de uso da Rosuvastatina cálcica

Seu médico deverá avaliar os critérios adequados para indicação do modo de uso.

A faixa de dose recomendada é de 10 mg a 40 mg, administrados por via oral em dose única diária. A dose de Rosuvastatina cálcica deve ser individual de acordo com a meta da terapia e a resposta do paciente. A maioria dos pacientes são controlados na dose inicial. Entretanto, se necessário, o ajuste de dose pode ser feito em intervalos de 2 - 4 semanas. O medicamento pode ser administrado a qualquer hora do dia, com ou sem alimento.

A dose máxima diária é de 40 mg.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 04/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.