Riscos dos Exames com Contrastes

publicidade

O maior risco para um paciente submetido a exames que precisam de contraste é a insuficiência renal, que em geral é leve e reversível. Alguns exames feitos com contraste podem ser a ressonância magnética, a tomografia computadorizada (TM) ou angiografia. Estes tipos de exames são instrumentos auxiliares muito eficientes, precisos e seguros.

Os exames radiológicos feitos com contraste intravenoso, podem causar náusea, vômito e coceira pelo corpo, que são sintomas mais comuns, embora parada cardíaca, broncoespasmo e edema de laringe sejam outros dos efeitos colaterais ou riscos, mais raros, dos pacientes submetidos à exames com contraste.

Apesar dos riscos, os exames com contraste são indispensáveis, por exemplo, em casos de avaliação de danos cerebrais após AVC ou aneurisma ou até para o estadiamento de aluns tipos de câncer.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 10/04/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.