Resfriado: sintomas, causas, remédios e tratamento

Atualizado em março 2024

Resfriado é uma infecção viral que afeta as vias respiratórias superiores, causando sintomas como coriza, espirros frequentes, nariz entupido, olhos lacrimejando, dor no corpo, sensação de mal-estar geral e febre baixa, em alguns casos.

O resfriado é causado por vírus comuns, principalmente rinovírus, e pode ser transmitido de uma pessoa por meio do contato direto e com secreções respiratórias de uma pessoa infectada que ficam suspensas no ar após tosse, espirro ou fala, por exemplo.

Os sintomas de resfriado normalmente desaparecem após 4 dias, sem que seja necessário realizar tratamento específico. No entanto, pode ser recomendado pelo médico que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos e use medicamentos que ajudem a aliviar os sintomas e promover o descongestionamento nasal, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de resfriado

Os principais sintomas de resfriado são:

  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Espirros frequentes;
  • Olhos lacrimejando;
  • Dor e coceira na garganta;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça leve;
  • Dor no corpo;
  • Sensação de mal-estar geral.

Além disso, em alguns casos pode surgir tosse, perda temporária do olfato e do paladar ou febre baixa, por exemplo. Veja mais sobre os sintomas de resfriado.

É importante consultar o clínico geral ou otorrinolaringologista nos casos de sintomas intensos de gripe em adultos. Para crianças, é recomendao sempre levá-la ao pediatra, independente da intensidade dos sintomas.

Qual a duração de um resfriado?

Os sintomas de resfriado normalmente aparecem 2 a 3 dias após a infecção e costumam durar 2 a 4 dias, melhorando sem que seja necessário realizar tratamento específico.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do resfriado é feito pelo clínico geral, otorrinolaringologista ou pediatra através da avaliação dos sintomas e do histórico de saúde.

Marque uma consulta com o clínico geral na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Geralmente, não são necessários exames complementares, mas caso o médico suspeite de outras condições de saúde, como COVID-19 ou pneumonia, podem ser solicitados exames como teste de COVID ou raio X de tórax, por exemplo.

Diferença entre gripe e resfriado

Apesar da gripe e resfriado serem doenças respiratórias, podem ser diferenciados pela intensidade dos sintomas. Os sintomas da gripe costumam ser mais intensos e duram mais tempo que os do resfriado. Além disso, é comum que aconteça febre alta na gripe e comprometimento de todo o pulmão, em alguns casos, o que não é observado no resfriado. Saiba como reconhecer os sintomas da gripe.

Além disso, os vírus relacionados com a gripe e o resfriado são diferentes, assim como as complicações que podem surgir caso o sistema imunológico não combata corretamente a infecção, podendo haver o desenvolvimento de pneumonia, no caso da gripe, ou otite e sinusite, no caso do resfriado, por exemplo. Veja mais detalhes sobre como diferenciar a gripe e o resfriado.

O que causa o resfriado

O resfriado é causado por mais de 200 tipos de vírus, porém a infecção pelo rinovírus é a mais comum, e acontece com mais frequência na primavera e no outono.

Além disso, outro vírus que também podem causar resfriado é o adenovírus.

Como acontece a transmissão

O resfriado é transmitido através do contato direto com pessoas infectadas pelos vírus ou por meio da inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala, por exemplo.

O vírus do resfriado penetra no organismo através do nariz, olhos ou boca, e por isso, tocar objetos contaminados com o vírus, como maçanetas, pratos, copos, toalhas ou celulares, e, em seguida, tocar os olhos, o nariz ou a boca, também é uma forma de transmissão indireta do resfriado.

Como é feito o tratamento

O tratamento do resfriado deve ser feito com orientação médica e varia de acordo com a gravidade dos sintomas, uma vez que o próprio organismo elimina o vírus do resfriado em alguns dias.

Os principais tratamentos para o resfriado são:

1. Fazer de repouso

Fazer repouso é importante para ajudar o corpo a se recuperar e aliviar os sintomas do resfriado, além de permitir que o corpo use toda a sua energia para combater a infecção.

2. Aumentar o consumo de líquidos

Aumentar o consumo de líquidos é importante para manter o corpo hidratado, principalmente no caso de crianças e idosos, que têm um maior risco de desidratação. Saiba identificar os sintomas de desidratação.

Desta forma, é recomendado beber mais água, ou consumir líquidos como sucos de fruta natural e sem açúcar, chás, vitaminas e sopas, que ajudam a manter a hidratação e também possuem nutrientes necessários quando a pessoa não consegue comer.

3. Fazer gargarejos com água e sal

Fazer gargarejo com água morna e sal tem ação anti-inflamatória e antisséptica que ajuda a diminuir a inflamação na garganta e a aliviar a dor de garganta ou desconforto.

Para fazer o gargarejo com água morna e sal, deve-se colocar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e misturar. Fazer o gargarejo várias vezes ao dia.

4. Lavagem nasal

No caso da sensação de nariz escorrendo ou entupido causar muito desconforto, pode-se fazer a lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%, pois ajuda a fluidificar as secreções nasais, facilitando a sua eliminação e aliviando o nariz entupido. Veja como fazer a lavagem nasal corretamente.

Leia também: Como desentupir o nariz: 11 formas naturais e eficazes tuasaude.com/nariz-entupido

5. Remédios para resfriado

Os medicamentos para resfriado devem ser indicado por um médico, e geralmente incluem:

  • Analgésicos ou anti-inflamatórios como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno: são usados para aliviar a febre, a dor de garganta, a dor de cabeça e cansaço;
  • Descongestionante nasal em spray: servem para diminuir o congestionamento nasal;
  • Xaropes expectorantes, como ambroxol ou guaifenesina: facilitam a eliminação das secreções nasais;
  • Xaropes mucolíticos, como acetilcisteína ou bromexina: deixam as secreções nasais mais fluidas, facilitando sua eliminação.

Além disso, pode ser também recomendado o uso de anti-histamínicos, como loratadina ou desloratadina, para abrir as vias nasais e ajudar a aliviar a congestão e os espirros.

Durante a gravidez, os remédios para gripe só devem ser usados se indicados pelo obstetra, pois podem interferir no desenvolvimento no bebê.

Leia também: Remédios para gripe e resfriado na gravidez tuasaude.com/remedio-para-resfriado-na-gravidez

6. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para resfriado ajudam a aliviar os sintomas do resfriado, já que possuem propriedade anti-inflamatória, antioxidante e estimulante da imunidade, além de promover a hidratação.

Algumas opções de remédios caseiros que podem ser consumidos em caso de resfriado são o chá de limão, alho e gengibre, o chá de hortelã e o chá de anis estrelado, por exemplo. Confira outras opções de remédios caseiros para resfriado.

7. Alimentação para resfriado

É importante ter uma alimentação leve e de fácil digestão para ajudar o corpo a se recuperar mais rápido.

Além disso, é importante incluir na alimentação do dia a dia alimentos que ajudem a fortalecer o sistema imune, como alimentos ricos em vitamina C, como laranja, abacaxi, morango e acerola, por exemplo.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de alimentos para aumentar a imunidade e ajudar a combater o resfriado:

Como prevenir o resfriado

É importante que sejam adotadas medidas que ajudem a prevenir a infecção e a transmissão da gripe suína, como:

  • Evitar o contato com pessoas com suspeita de resfriado;
  • Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável que deve ser descartado em seguida;
  • Lavar as mãos após tossir ou espirrar, mesmo tendo usado o lenço descartável;
  • Evitar tocar em superfícies e levar as mãos nos olhos, boca ou nariz;
  • Limpar superfícies que possam estar contaminadas com desinfetantes;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal ou brinquedos com outras crianças;
  • Evitar permanecer muito tempo em ambiente fechado ou com pouca circulação de ar.

Além disso, deve-se lavar as mãos regularmente, utilizando água e sabonete neutro, por pelo menos 20 segundos antes de enxaguar, de forma a prevenir o resfriado e evitar a transmissão da doença.

Vídeos relacionados