Remédio para intoxicação alimentar

publicidade

Um bom remédio para intoxicação alimentar é o carvão vegetal porque ele atua inibindo a absorção gastrointestinal das toxinas responsáveis pela intoxicação alimentar, ajudando a aliviar os sintomas como mal-estar, enjoos, vômitos ou diarreia.

No primeiro dia do aparecimento dos sintomas de intoxicação alimentar, deve-se tomar 1 cápsula de carvão vegetal 2 vezes nesse dia. Porém, não se deve tomar o carvão vegetal se o médico recomendar a ingestão de outros remédios para a intoxicação alimentar, pois o carvão vegetal anula o efeitos dos medicamentos.

Outro remédio para intoxicação alimentar pode ser o Paracetamol, pois ajuda a reduzir o mal-estar, a dor abdominal e a dor de cabeça, no entanto, o seu uso só deve ser feito sob orientação médica.

Os remédios para parar a diarreia e os vômitos são contraindicados, pois podem agravar o quadro, impedindo a saída dos microrganismos dos alimentos contaminados pelas fezes.

Na maioria dos casos, a intoxicação alimentar passa sozinha apenas com repouso e reidratação com água, chás, sucos de fruta natural, água de coco ou bebidas isotônicas sem a necessidade de se tomar nenhum remédio específico. Porém, caso os sintomas da intoxicação alimentar não cessem ou piorem em 2 a 3 dias, é recomendado consultar o médico, exceto no caso de crianças, idosos ou grávidas que devem ir ao médico logo após o aparecimento de diarreia ou vômitos.

Remédio caseiro para intoxicação alimentar

Um ótimo remédio caseiro para intoxicação alimentar é beber o chá de amoreira e camomila, pois possui ação antidiarreica, reguladora intestinal, bactericida e calmante, ajudando a eliminar os microrganismos responsáveis pela intoxicação alimentar e a aliviar os episódios de diarreia.

Para o chá: Juntar 1 colher de chá de folhas secas e picadas de amoreira e 1 colher de chá de folhas de camomila em 1 xícara de água fervente, tampando e deixando repousar durante 5 a 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

Outro excelente remédio caseiro para intoxicação alimentar é chupar ou mastigar um pedaço de gengibre, pois o gengibre é antiemético, ajudando a reduzir os vômitos.

Alimentação para intoxicação alimentar

A alimentação para intoxicação alimentar nos primeiros 2 dias consiste na reidratação com água, sucos de fruta natural ou chás para repor a quantidade de líquidos perdidos nos vômitos e na diarreia. A água de coco, os sais de reidratação oral que podem ser comprados em farmácias ou as bebidas isotônicas também são outras opções para reidratar.

Quando o indivíduo já não tem ou tem poucos episódios de vômitos e diarreia, é importante fazer uma alimentação leve à base de saladas, frutas, legumes, vegetais cozidos e carnes magras para facilitar a digestão, evitando frituras, alimentos condimentados ou gordurosos.

Saiba mais sobre a alimentação em: o que comer para tratar a intoxicação alimentar.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade