Remédio para febre

publicidade

O remédio para febre mais usado no Brasil é o Paracetamol, um medicamento analgésico e antipirético, que reduz a febre e alivia as dores no corpo. Outros exemplos de remédios para febre são: 

  • Dipirona, conhecida comercialmente como Novalgina que também pode ser um remédio para febre e gripe;
  • Ibuprofeno que também pode ser um remédio para febre e dor de garganta;
  • Aspirina, exceto em crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas;

Os remédios para febre só devem ser tomados em caso de febre acima de 38ºC, sob orientação médica, porque podem mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico da doença que está causando a febre.

O paracetamol também pode ser usado para baixar a febre na gravidez pois não tem riscos para a mulher nem para o bebê, mas só deve ser utilizado, sob orientação do obstetra.

Remédio para febre infantil

Um exemplo de remédio para febre infantil é o paracetamol, assim como o ibuprofeno, que pode ser tomado de 6/6 horas, dependendo da indicação médica. O paracetamol é também muito usado como remédio para febre em bebê.

Os remédios para a febre infantil só devem ser tomados sob indicação do médico pediatra e apenas quando a temperatura corporal da criança estiver acima dos 38ºC, em forma de supositório ou xarope.

Para ajudar a baixar a febre no bebê deve-se retirar o excesso de roupas do bebê, oferecer bebidas frescas ou molhar o rosto e pescoço da criança com toalhas úmidas.

Remédio caseiro para febre

Um remédio caseiro para febre bastante eficaz é colocar uma toalha ou esponja molhada em água fria sobre o rosto, peito ou pulsos no indivíduo com febre, substituindo sempre que a toalha ficar quente.

Outra alternativa de remédio caseiro para febre é tomar o chá morno de gengibre, hortelã e flor de sabugueiro, cerca de 3 a 4 vezes ao dia, pois ele aumenta a transpiração, diminuindo a febre.

Para o chá: Basta misturar 2 colheres de chá de gengibre, 1 colher de chá de folhas de hortelã e 1 colher de chá de flor de sabugueiro seca em 250 ml de água fervente, coar e beber.

Remédio para febre causada pela dengue

O remédio mais indicado para febre causada pela dengue é o Paracetamol, pois é eficaz e não tem muitos efeitos colaterais. O paracetamol deve ser tomado de acordo com a indicação do médico e nas doses indicadas, pois o uso excessivo deste medicamento pode causar problemas no fígado.

A dipirona é um outro remédio usado para tratar a febre na dengue, embora só seja utilizado quando os pacientes não podem tomar paracetamol, porque ele pode diminuir a pressão ou causar manchas na pele.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 03/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.