7 cuidados antes de dar remédio para seu filho

publicidade

Antes de dar qualquer remédio para as crianças é importante verificar a data de validade do medicamente e a sua aparência porque senão ele pode não ter efeito esperado ou até mesmo causar outros problemas.

Outros cuidados importantes que se deve ter, são:

  1. Só dar o remédio receitado pelo médico, e não o recomendado por amigos, familiares ou vizinhos.
  2. Perguntar ao médico quais efeitos colaterais que o remédio pode causar. Alguns podem causar sonolência como é o caso dos anti-histamínicos, receitados em caso de alergia.
  3. Verificar se o remédio deve ser dado junto a alguma refeição, para diminuir a dor de estômago ou para potencializar a sua absorção pelo organismo.
  4. Anotar numa folha todos os horários que a criança deve tomar o remédio e oferecer exatamente a dose prescrita pelo médico, respeitando sempre seus horários. Isso garante que o medicamento possa ter o efeito esperado. Quando o médico diz que o remédio deve ser dado 2 vezes ao dia, isso quer dizer de 12 em 12 horas, e quando é para dar 3 vezes ao dia, deve-se dar o remédio de 8 em 8 horas.
  5. Usar sempre a colher medida que vem na embalagem do medicamento para dar os xaropes ou outros medicamentos líquidos, porque a quantidade de medicamento que a criança ingere deve ser sempre a mesma recomendada pelo médico, em todas as doses.
  6. Mesmo que os sintomas desapareçam antes, é preciso dar o antibiótico até a data que o médico falou porque senão as bactérias podem voltar a se multiplicar, piorando o estado de saúde da criança.
  7. Pergunte ao médico se o remédio pode ser dado junto com alimentos ou bebidas para disfarçar o sabor e se é preciso dar o remédio na hora das refeições. Para dar comprimidos, uma boa estratégia é amassar o comprimido com uma colher e misturar num copinho de iogurte, por exemplo. Assim a criança toma o remédio sem perceber.

Além destes cuidados é importante manter todos os remédios longe do alcance das crianças pois eles podem ser confundidos com doces e a criança consumir por engano. Se isto acontecer é importante levar a criança ao pediatra ou á urgência mais próxima,  o mais rápido possível, levando também a embalagem do medicamento que a criança ingeriu por acidente. 

Lembre-se que seguir estas orientações pode salvar a vida do seu filho.

Leia também:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade