Saiba quais são os remédios para curar as feridas no canto da boca

PUBLICIDADE

Alguns remédios para boqueira, que é uma feridinha no canto da boca causado por fungos ou bactérias, podem ser a pomada Omcilon A orobase ou Fluconazol. Estes medicamentos, que podem ser em pomada ou comprimidos diminuem a dor e a inflamação e, devem ser normalmente usados 2 a 3 vezes ao dia até as lesões na boca desaparecerem.

Além disso, para acabar com a boqueira é necessário identificar a sua causa, que geralmente ocorre porque o canto da boca permanece sempre molhado, como acontece quando o bebê usa chupeta, quando o idoso possui uma prótese dentária ou aparelho para corrigir a posição dos dentes, por exemplo.

Tratamento natural para curar a boqueira mais rápido

O tratamento para boqueira, também conhecida por queilite, demora entre 1 a 3 semanas e, é necessário:

  • Limpar o canto da boca sempre que estiver com umidade;
  • Hidratar os lábios com creme 3 vezes ao dia;
  • Comer alimentos cicatrizantes, como iogurte ou laranja porque facilitam a formação do tecido que ajuda a fechar as feridas;
  • Evitar alimentos salgados e ácidos para proteger a região e evitar dor e desconfort​o;
  • Aplicar pomada antibiótica ou antimicótica, indicada pelo médico.

​​Além disso, uma das causas mais comuns da boqueira, principalmente nos idosos, é o uso de dentaduras, que não permitem fechar corretamente a boca e, neste caso é preciso ir no dentista para verificar ou mesmo trocar a dentadura.

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia plástica para levantar os cantos da boca evitando o acúmulo de saliva nessa região, que provoca a boqueira constantemente.

Exemplos de medicamentos para tratar a boqueira

Para curar a boqueira o médico pode recomendar a aplicação de pomada antibiótica ou antimicótica​ como Neomicina, Omcilon A orobase ou o uso de comprimidos de Fluconazol para ajudar a eliminar as bactérias ou fungos, por exemplo. Veja um exemplo de remédio em: Omcilon-AOrobase.

Além disso, é importante o uso de um creme hidratante diariamente para manter os lábios bem hidratados, como vaselina. No caso de estar com o sistema imune mais fraco, devido a uma gripe, por exemplo, o médico também pode recomendar a toma de um suplemento vitamínico, como Centrum, por exemplo para recuperar mais rápido.

Veja Como tratar a boqueira para evitar contaminar os outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE