Remédio natural para piolhos e lêndeas

​Um ótimo remédio natural para acabar de vez com os piolhos e as lêndeas é a lavagem do cabelo com óleos essenciais e azeite, porque a oleosidade impede que os piolhos se grudem no cabelo, facilitando a sua retirada com o pente fino.

Além disso, o óleo essencial de malaleuca tem propriedades repelentes que previnem uma nova infestação de piolhos. Já os óleos essenciais de alecrim e de alfazema são usados para complementar o tratamento, acalmando a irritação do couro cabeludo e aliviando a coceira.

Este remédio caseiro só deve ser utilizado depois dos 2 anos de idade, pois o óleo essencial de malaleuca não deve ser usado em bebês. Uma vez que os ovos dos piolhos podem demorar até 7 dias para eclodir, é importante utilizar este remédio natural a cada 3 dias, durante pelo menos 4 semanas.

Remédio natural para piolhos e lêndeas

Ingredientes

  • 30 ml de azeite
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 10 gotas de óleo essencial de malaleuca

Modo de preparo

Misture os ingredientes num recipiente até obter uma mistura homogênea. Depois, utilizando um algodão, passe o remédio por todo o couro cabeludo, esfregando bem especialmente na raiz do cabelo. A seguir, cubra com uma touca e aguarde por 2 a 3 horas, para matar todos os piolhos e lêndeas, antes de lavar o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos.

Depois de lavar o cabelo, passe um pente fino, mecha por mecha. Entre cada passagem do pente é muito importante verificar se existem piolhos agarrados no pente e, caso existam, deve-se remover antes de voltar a passar o pente nos cabelos.

Veja nossas outras dicas para acabar com piolhos mais rápido.

Mais sobre este assunto: