Como vencer a insônia sem remédio

Um ótimo remédio natural para a insônia é um fitoterápico à base de valeriana que pode ser comprado sem receita médica nas farmácias. No entanto, este tipo de remédios não deve ser usado em excesso pois podem provocar alguma dependência na hora de dormir.

Assim, antes de usar remédios de farmácia, existem algumas soluções naturais que podem ser suficientes para acabar com a insônia, como:

1. Vitamina de banana com nozes

Como vencer a insônia sem remédio

Esta receita de vitamina de banana é boa para insônia porque o leite, a banana e o mel, quando combinados entre si, ajudam a relaxar facilitando o adormecer.

Além disso, estes alimentos aumentam a absorção de triptofano, que ajuda na formação da serotonina, um hormônio que quando é liberado na corrente sanguínea confere uma sensação da bem-estar e de serenidade, favorecendo o sono.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 fatia de mamão/papaia
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de nozes picadas

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador batendo bem e servir em seguida.

Deve beber-se 1 copo dessa vitamina todos os dias antes de dormir. Porém se a insônia não melhorar em 3 semanas deve consultar-se o médico pois pode ser necessário algum remédio.

2. Chá de lúpulo

Como vencer a insônia sem remédio

Excelente remédio natural para a insônia e ansiedade, pois esta planta medicinal tem uma ação calmante e também sonífera, bastante intensa e, por isso, seu consumo é indicado para quem sofre de insônia derivada da ansiedade.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de lúpulo
  • 1 colher (sopa) de folhas de maracujá
  • 1 colher (sopa)de erva cidreira
  • 200 ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Espere amornar, coe e beba 1 xícara deste chá 4 vezes ao dia.

O maracujá, o lúpulo e a erva-cidreira são plantas medicinais que possuem propriedades calmantes, não contêm contraindicações e quando utilizadas em conjunto são ainda mais eficazes em caso de insônia.

3. Vinho aromatizado

Como vencer a insônia sem remédio

Esta receita é ótima para ajudar a dormir mais rápido e melhorar a qualidade do sono porque contém álcool e plantas medicinais que favorecem o sono.

Ingredientes

  • 1 litro de vinho tinto
  • 10 g de folhas de valeriana
  • 10 g de erva de são joão
  • 10 g de flores de lúpulo
  • 10 g de flores de alfazema
  • 1 pau de canela

Modo de preparo

Picar muito bem todas as folhas das ervas medicinais e amassá-las bem com ajuda de um pilão ou o cabo de uma colher de pau. Depois acrescentá-las ao vinho e mantê-las em um local fechado por 10 dias, mexendo de vez em quando. Após o tempo determinado, a bebida deve ser coada e está pronta para uso. Tomar 1 copo de 200 ml desta bebidas antes de ir dormir para facilitar o sono.

4. Receita de mousse de maracujá

Como vencer a insônia sem remédio

Esta receita de mousse de maracujá é uma boa opção de sobremesa do jantar para quem sofre com a insônia porque o maracujá acalma favorecendo o sono, assim como o mel, que também está na receita.

Ingredientes

  • 1 lata de polpa de maracujá ou 6 maracujás médios
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 folhas de gelatina sem sabor
  • 1 colher de mel

Modo de preparo

Começar batendo no liquidificador o leite condensado e o creme de leite e depois acrescentar a polpa do maracujá e a gelatina sem sabor já diluída em 2 colheres de água morna. Bater por mais alguns minutos e ainda com o liquidificador ligado, retirar a tampinha de cima e adicionar o mel.

Despejar a mistura em um refratário de vidro, colocar o plástico filme por cima e levar à geladeira por pelo menos 4 horas, para que possa engrossar e ficar gelado. Para a cobertura pode-se colocar a polpa de 1 maracujá misturada com 1 colher de mel.

5. Chá de laranja-amarga

Como vencer a insônia sem remédio

A laranja-amarga é uma ótima opção para quem sofre de insônia porque ela auxilia em vários distúrbios do sistema nervoso, como ansiedade, nervosismo, estresse e problemas do sono, devido as suas propriedades calmantes e sedativas, que proporcionam o alívio da tensão e o relaxamento do indivíduo.

No entanto, a ingestão da laranja-amarga deve ser feita com moderação e evitada por indivíduos hipertensos, pois ela pode aumentar a pressão. Se você está no grupo de risco consulte um médico antes de fazer uso desse remédio caseiro.

Ingredientes

1 a 2 g de flores de laranja-amarga
150 ml de água

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta despejar a água fervente sobre as flores de laranja-amarga e tampar o recipiente por alguns minutos. Após coar o chá está pronto para ser bebido. O indivíduo com insônia deve beber pelo menos 1 xícara desse chá no dia que tiver dificuldade para dormir, ou em caso de insônia crônica, tomar 2 vezes ao dia diariamente.

Além destes remédios naturais para insônia é importante o indivíduo seguir algumas dicas úteis para dormir melhor, como, por exemplo, deitar-se sempre na mesma hora, evitar a TV, o computador e o celular depois das 9 horas da noite e ter bons hábitos antes de dormir, como tomar um banho relaxante, tomar um chá calmante como o de erva-cidreira ou ler um livro antes de deitar.

Mas se a dificuldade em adormecer tornar-se frequente recomenda-se uma consulta médica para que se avalie o que pode estar originando esta dificuldade em dormir para que se faça o tratamento da causa e não somente do sintoma.

Conheça outras formas naturais para combater a insônia:

Mais sobre este assunto: