8 remédios caseiros para eliminar calos

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros para eliminar calos, como o esfoliante de farinha de milho e óleo de amêndoas, o vinagre de maçã, o óleo de rícino ou a solução de bicarbonato de sódio, ajudam a esfoliar a pele e aumentar a maciez, eliminando células mortas, aliviando a dor e o desconforto dos calos.

Os calos ou calosidades são áreas duras localizadas na camada mais externa da pele que surge devido ao atrito constante a que a área é submetida, afetando normalmente mãos, pés ou cotovelos.

Esses remédios caseiros podem ajudar a eliminar os calos, no entanto, é recomendado consultar o dermatologista, caso os calos surjam com frequência, provoquem dor ou desconforto, ou não melhorem em 1 semana com as medidas caseiras, para que seja indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios tópicos. Confira quais são os remédios que podem ser indicados para o tratamento dos calos.

Imagem ilustrativa número 1

1. Esfoliante de farinha de milho e óleo de amêndoa

Uma ótima forma de eliminar os calos é massagear os pés com farinha de milho e o sal marinho, que ajudam a remover a pele dura. Além disso, a presença de óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a revitalizar a pele e o óleo de amêndoa tem ação hidratante.

Ingredientes

  • 45 g de farinha de milho;
  • 1 colher de sopa de sal marinho;
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes numa bacia e adicionar água morna de forma a formar uma pasta consistente. De seguida, deve-se massagear os pés limpos e úmidos com o esfoliante, insistindo nas regiões ásperas com calosidades e depois lavar com água morna e sabão.

2. Creme de limão e patchouli

O óleo essencial de limão e a manteiga de cacau são ótimos para suavizar e hidratar os calos, enquanto que o óleo essencial de patchouli trata a pele gretada.

Ingredientes

  • 60 g de manteiga de cacau;
  • 10 gotas de óleo essencial de limão;
  • 5 gotas de óleo essencial de patchouli.

Modo de preparo

Colocar a manteiga de cacau num tacho pesado e aquecer em lume brando até derreter, e de seguida retirar o tacho do lume e juntar os óleos essenciais de limão e de patchouli à manteiga derretida, mexendo. Verter a mistura para um frasco, deixar arrefecer e massagear os pés com o creme antes de dormir.

3. Vinagre de maçã

A acidez do vinagre de maçã ajuda a suavizar o calo e acelera o processo de cicatrização.

Ingredientes

  • 1 cotonete;
  • 1 colher de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Mergulhar um cotonete no vinagre de maçã e aplicar nos calos antes de dormir, e deixando atuar durante a noite. No dia seguinte esfoliar a região com pedra pomes e aplicar um pouco de óleo de coco ou azeite para hidratar. Repetir as vezes que necessário até que o calo desapareça.

4. Chá de camomila

O chá de camomila ajuda a acalmar a pele, além de amaciar a pele com calo e aliviar o desconforto.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de de flores secas de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e desligar o fogo em seguida. Adicionar as flores de camomila nessa água, tapar e deixar repousar por 5 minutos.

Em seguida, deve-se adicionar esse chá em uma bacia, esperar amornar e mergulhar os pés com calo nessa solução, deixando de molho por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, lavar os pés com sabonete e água, pois a camomila pode deixar a pele manchada. Secar bem e aplicar um creme hidratante.

Outra opção, é utilizar os saquinhos de chá de camomila nas regiões com calos.

5. Escalda pés com sais de Epsom

Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, facilitando o fluxo sanguíneo, reduzindo o inchaço e a dor dos calos nos pés, e favorecendo o amolecimento dos calos.

Ingredientes

  • ½ xícara de sais de Epsom;
  • 2 a 3 litros de água morna.

Modo de preparo

Adicionar os sais de Epsom e a água morna em uma bacia, até que os sais estejam completamente dissolvidos. Em seguida, mergulhar os pés por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, pode-se utilizar esfoliante para ajudar a remover a camada superficial dos calos.

Enxaguar os pés e secar com uma toalha limpa e seca. Este processo pode ser feito até 2 vezes por semana.

6. Solução de bicarbonato de sódio

A solução de bicarbonato de sódio ajuda amolecer os calos dos pés, além de ter uma ação esfoliante e antisséptica.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 2 a 3 litros de água morna.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em uma bacia e colocar os pés de molho por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, passar um esfoliante, enxaguar os pés, secar bem, e finalizar aplicando um creme hidratante.

7. Pasta de limão e ácido acetilsalicílico

A pasta de limão e ácido acetilsalicílico (Aspirina) tem ação esfoliante, que ajuda a remover a pele morta, eliminando os calos dos pés.

Ingredientes

  • 5 ou 6 comprimidos de ácido acetilsalicílico;
  • 1 colher (de chá) de água;
  • 1 colher (de chá) de suco de limão.

Modo de preparo

Em um recipiente limpo e seco, triturar os comprimidos de ácido acetilsalicílico até formar um pó. Em seguida, adicionar a água e o suco de limão, misturando bem para formar uma pasta. Aplicar essa mistura apenas sobre os calos. Para melhorar o efeito e a penetração na pele, cobrir o calo com um plástico e, por cima, uma toalha morna.

Deixar agir por cerca de 10 minutos, e em seguida, passar um esfoliante ou esfregar o calo delicadamente com uma pedra pomes para desprender a pele morta. Enxaguar com água em abundância e sabonete, e secar a pele em seguida.

Deve-se ter muito cuidado ao utilizar essa pasta durante o verão ou quando se utiliza sandálias ou chinelos, pois o limão pode causar queimaduras na pele. Veja como prevenir queimaduras de limão.

8. Óleo de rícino

O óleo de rícino ajuda a aumentar a hidratação, nutrição da pele e aumentar sua maciez, sendo uma boa opção de remédio caseiro para calos. Veja outros benefícios do óleo de rícino.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) do óleo de rícino;
  • 100 mL do hidratante diário ou 1 colher (de chá) de outro óleo de origem vegetal, como óleo de coco, abacate ou de amêndoas.

Modo de preparo

Em um recipiente limpo e seco, misturar os ingredientes e aplicar sobre os calos, massageando levemente até que seja completamente absorvido.

Antes de usar o óleo de rícino, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo essencial de hortelã-pimenta em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo. 

Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo rícino para calos.