4 tratamentos caseiros para suor excessivo (e como preparar)

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

Alguns tratamentos caseiros para suor excessivo, como o chá de sálvia, o chá de camomila ou o chá de erva-de-São-João, possuem propriedades anti-sudorífica e calmantes, que ajudam a controlar a produção de suor.

O suor excessivo pode surgir por diversas causas, como estresse, ansiedade e durante a menopausa, mas também pode ocorrer devido a problemas de saúde, como hipertireoidismo ou até câncer. Veja as principais causas de suor excessivo.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os tratamentos caseiros são uma boa opção para ajudar o suor excessivo, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

4 tratamentos caseiros para suor excessivo

Os principais tratamento caseiros para suor excessivo são:

1. Chá de sálvia

O chá de sálvia é rico em flavonoide, compostos fenólicos e terpenos que ajudam a reduzir o suor excessivo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de sálvia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar por 3 minutos. Depois coar e beber até 2 vezes durante o dia.

O chá de sálvia não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com epilepsia ou que tenham alergia a essa planta medicinal.

2. Chá de erva-de-São-João

O chá de erva-de-São-João, também conhecido como hipericão, pode ajudar a combater o suor excessivo, especialmente o suor noturno e ondas de calor, causados pela menopausa.

Ingredientes

  • 1 colher de chá (2 a 3g) de erva-de-São-João seca;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a erva-de-São-João na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.

O chá de erva-de-São-João não deve ser usado por mulheres que estejam em tratamento com remédios antidepressivos como sertralina, paroxetina ou nefazodona, por exemplo. Veja outros chás para aliviar os sintomas da menopausa.

3. Chá de camomila

O chá de camomila, feito com a planta medicinal Matricaria recutita, tem propriedades calmantes que ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade, como suor excessivo ou alterações do sono.

Ingredientes

  • 0,5 a 4 g de flores secas de camomila;
  • 1 xícara de chá (240 mL) de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos e coar antes de beber.

O chá de camomila não deve ser usado por crianças menores de 6 meses ou por pessoas que têm alterações na coagulação do sangue ou que fazem tratamento com anticoagulantes.

O chá de camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação, desde que seja indicado pelo médico. Já o uso da camomila-romana (Chamaemelum nobile) deve ser evitado, porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança deste tipo de camomila durante a gravidez e amamentação.

4. Chá de valeriana

O chá de valeriana também pode ajudar a reduzir o suor excessivo causado por ansiedade, pois libera substâncias aumentam a quantidade de GABA, que é um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, ajudando a relaxar.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana seca;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a raiz de valeriana na água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 30 minutos a 2 horas antes de dormir.

O chá de valeriana deve ser usado com cuidado em grávidas e pessoas com problemas no fígado. Confira outros chás para ansiedade.

Vídeos relacionados