Remédio caseiro para estomatite

Um excelente remédio caseiro para estomatite é a infusão de salva, no entanto, o chá purificante feito com outras ervas como camomila, calêndula e flor de laranjeira também é uma ótima forma deliciosa para aliviar os sintomas de dor no estômago e desconforto.

No entanto, a estomatite deve também ser tratada com cuidados na dieta, como evitar alimentos fritos, muito ácidos ou que dificultem a digestão, causando piora dos sintomas. Em alguns casos, também pode ser necessário tomar remédios receitados pelo gastroenterologista como protetores do estômago.

Veja as melhores dicas de alimentação para tratar a estomatite.

1. Infusão de salva para bochechar

Remédio caseiro para estomatite

Esta infusão feita com salva é ótima forma para tratar as aftas da estomatite aftosa, porque a planta tem potentes propriedades cicatrizantes que facilitam a cura das feridas e diminuem a dor.

Ingredientes

  • 50g de folhas de salva
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Ferva a água e depois adicione a erva, tampe e deixe a infusão descansar por aproximadamente 20 minutos. Quando amornar, coe e faça bochechos 4 vezes ao dia.

2. Chá de ervas purificantes

Remédio caseiro para estomatite

As plantas medicinais utilizadas no preparo deste chá ajudam na purificação do organismo e, além disso, contêm propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias que aceleram o tratamento e diminuem a inflamação das aftas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de calêndula
  • 2 colheres de sopa de rosa branca
  • 2 colheres de chá de camomila
  • 2 colheres de chá de flor de laranjeira
  • 2 xícaras de água fervente

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes numa panela e deixe repousar por 5 a 10 minutos. A seguir deve filtrar e tomar 1 xícara deste chá logo a seguir.

Veja outras opções naturais de tratar este problema:

Mais sobre este assunto: