7 remédios caseiros para disbiose (e como preparar)

Atualizado em maio 2024
Evidência científica

O kefir, o chá de erva-doce, o kombucha, o iogurte natural e a biomassa de banana verde, são alguns dos remédios caseiros que podem ser indicados para a disbiose.

Esses remédios caseiros ajudam a prevenir e tratar a disbiose, pois têm probióticos, prebióticos e compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a aliviar sintomas, como excesso de gases, cólicas, distensão abdominal e má digestão.

Leia também: 8 sintomas de disbiose intestinal, como confirmar e tratamentotuasaude.com/disbiose-intestinal-sintomas

Além desses remédios caseiros, é importante também manter uma alimentação saudável, priorizando frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas, tubérculos e proteínas com pouca gordura. Veja como fazer uma alimentação saudável.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas opções de remédios caseiros para disbiose são:

1. Kefir

O kefir é uma bebida fermentada rica em bactérias benéficas com ação anti-inflamatória, bactericida e antioxidante, que promove a saúde intestinal, restaurando a flora intestinal e sendo, assim, um ótimo remédio caseiro para a disbiose. O kefir pode ser preparado com leite ou água.

Ingredientes:

  • 100 g de kefir de leite;
  • 1 litro de leite.

Modo de preparo:

Colocar em um pote de vidro os grãos de kefir e o leite fresco. Deixar o pote à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. Em seguida, coar a mistura, para separar e recuperar os grãos que serão posteriormente adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.

O kefir coado pode ser consumido imediatamente ou mantido na geladeira para consumo posterior, podendo ser consumido no café da manhã ou nos lanches, por exemplo, com mel ou frutas, como morango, maçã ou banana.

2. Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é um bom remédio caseiro para disbiose, por conter compostos bioativos com ação carminativa e analgésica, que ajudam a aliviar sintomas dessa condição, como excesso de gases, cólica e má digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de sementes de erva-doce seca;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e apagar o fogo. Esmagar as sementes de erva-doce e transferir a água para uma xícara e acrescentar a água. Tampar a xícara e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia, por até 2 semanas seguidas. Veja como fazer e consumir o chá de erva-doce.

3. Kombucha

Por ser uma bebida probiótica rica em leveduras e bactérias benéficas que equilibram a flora intestinal, o kombucha é um bom remédio caseiro para a disbiose, melhorando o funcionamento do intestino.

O kombucha pode ser feito a partir de bebidas, como chá preto, suco de frutas, mate ou chá verde, adicionado de açúcar, agave ou mel.

Leia também: Kombucha: o que é, benefícios e como fazertuasaude.com/beneficios-do-kombucha

Ingredientes:

  • 3 L de água;
  • 1 panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica;
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • 5 sachês de chá preto;
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado SCOBY;
  • 1 recipiente de vidro esterilizado com água quente;
  • 300 ml de kombucha pronto (opcional).

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e os utensílios. Colocar a água mineral na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Desligar o fogo e adicionar o chá, deixando a mistura descansar por 10 minutos. Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente.

Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e o kombucha pronto, tampando o frasco com um pano e um elástico, para permitir a circulação de ar. Guardar o frasco em um local arejado e com pouca luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma leve de vinagre e sem sabor doce.

Armazenar a bebida em geladeira por até 5 dias. Ao final, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, que poderá ser guardada na geladeira ou doada.

O kombucha pode ser consumido diariamente, em qualquer horário do dia, em jejum, antes ou após as refeições ou antes das atividades físicas, por exemplo. A ingestão de até 120 ml dessa bebida, até 3 vezes ao dia, é considerada segura.

4. Chá de hortelã

Um bom remédio caseiro para disbiose é o chá de hortelã, por ter ação antiespasmódica, antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica, aliviando sintomas como excesso de gases, cólica e má digestão.

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água, e quando começar a ferver, apagar o fogo. Depois, acrescentar as folhas de hortelã e tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.

Pode-se tomar de 3 a 4 xícaras desse chá por dia, em qualquer horário. Saiba como fazer o chá de hortelã.

5. Iogurte natural

O iogurte natural, quando preparado em casa ou adicionado de probióticos, é um bom remédio caseiro para disbiose, porque contém bactérias benéficas, como Bifidobactérias e Lactobacillus que ajudam a melhorar a saúde da flora intestinal.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral;
  • 1 copo de iogurte natural (170 g).

Modo de preparo:

Ferver o leite e deixar ficar morno, por volta de 36º C, e misturá-lo com o iogurte, que deve estar em temperatura ambiente. Colocar esta mistura num recipiente bem fechado, envolvê-lo num pano bem limpo e guardar dentro do micro-ondas ou forno fechado, mas desligados, deixando repousar por 6 a 10 horas.

Depois de pronto, o iogurte deve ser mantido na geladeira, podendo ser consumido no café da manhã ou nos lanches, puro, ou adicionado de frutas, mel, nozes e aveia, por exemplo.

6. Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é um alimento prebiótico que contém amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino e que atua como fibra.

Por isso, a biomassa de banana verde é um bom remédio caseiro para disbiose, mantendo a flora bacteriana equilibrada.

Ingredientes:

  • 4 bananas verdes, com casca;
  • Água suficiente para cobrir as bananas.

Modo de preparo:

Lavar as bananas, com casca, em água corrente e colocá-las numa panela de pressão, com a água. Levar ao fogo para cozinhar e, após começar a fervura, deixar cozinhar por cerca de 8 minutos. Desligar o fogo, deixar a pressão sair da panela e retirar as bananas.

Descascar as bananas, descartando as cascas, e colocar num liquidificador, batendo até obter uma pasta bem homogênea. Se necessário, adicionar um pouco de água no liquidificador. A biomassa pode ser armazenada em um recipiente na geladeira, por até 5 dias, ou no congelador, por até 3 meses.

É aconselhado consumir 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia, que pode ser usada no preparo de vitaminas, sucos, pães, bolos, sobremesas, mingaus e sopas, por exemplo.

Leia também: Biomassa de banana verde: 8 benefícios e como fazer (com receitas)tuasaude.com/biomassa-de-banana-verde

7. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma é um bom remédio caseiro para disbiose por ter ação anti-inflamatória e antimicrobiana, diminuindo as inflamações e ajudando a equilibrar a flora intestinal.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de açafrão em pó ou 1 g da raiz fresca ralada;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela e apagar o fogo. Acrescentar o açafrão em pó na água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Após amornar, beber até 3 xícaras por dia desse chá, por até 7 dias.

Quando esse chá é feito com a raiz fresca, deve-se ferver essa planta junto com a água por 5 minutos. Deixar repousar por 5 a 10 minutos e, em seguida, beber.

Vídeos relacionados